Etapa rainha da Volta a Portugal parte sexta feira de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai receber, a 16 de agosto, a partida da 8.ª etapa da 75.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, um percurso de 166 quilómetros que terminará na Torre e que deverá definir o vencedor da edição de 2013 da mais importante prova velocipédica nacional.

Pelo quarto ano consecutivo, o concelho integra o itinerário da competição que comemora as suas bodas de diamante, sendo o único local do distrito de Coimbra onde a Volta estaciona.

Os primeiros 66 quilómetros da etapa serão totalmente disputados nas estradas municipais. Após a partida simbólica, feita no Largo Ribeiro do Amaral, a caravana rumará a Lagos da Beira, onde ocorrerá a partida real e onde se iniciará um circuito de 43 quilómetros pelo norte do concelho, durante o qual será disputada uma Meta Volante, em Ervedal da Beira. Este percurso trará os corredores de volta a Oliveira do Hospital, de onde seguirão para sul, percorrendo o vale do Alva, entre Penalva de Alva e Ponte das Três Entradas, antes de rumar a Alvoco das Várzeas, onde ficarão a faltar 100 quilómetros para a meta. Ao todo, 13 das 21 freguesias de Oliveira do Hospital verão passar os ciclistas.

A partida da Volta a Portugal de Oliveira do Hospital obrigará ao condicionamento do trânsito e do estacionamento no centro da cidade, já que a área de instalação se situará desde o parque de estacionamento da R. António Ribeiro Garcia Vasconcelos, onde funcionará o parque destinado às equipas participantes, e o parque de estacionamento da Av. Carlos Campos, onde se instalará a Caravana Publicitária. Entre estes dois pólos ficarão as restantes componentes da caravana – parque da organização, Feira de Animação, Clube da Volta – que irão instalar-se no Largo Ribeiro do Amaral. Os arruamentos norte, este e oeste da praça serão os únicos a ficar vedados ao trânsito, mantendo-se a circulação na via sul (entre o Jardim Oliveira Mano e o largo da Igreja Matriz). Será na zona do Clube da Volta que, a partir das 10h30, se irão concentrar os ciclistas que iniciarão a 8.ª etapa da Volta a Portugal, cuja partida simbólica ocorrerá às 12h20.

No mesmo dia, o programa “Verão Total”, emitido pela Rádio Televisão Portuguesa no canal 1, terá transmissão em direto a partir de Oliveira do Hospital, num total de três horas de emissão, entre as 10.00 e as 13.00, conduzidas por José Carlos Malato e Isabel Angelino.

O direto da emissão, cujo tema de fundo será o Turismo, decorrerá a partir do adro da Igreja de Sant’Ana, com uma vista privilegiada para o Largo Ribeiro do Amaral. Pelo programa passarão diversos convidados representantes do que de melhor se faz nas freguesias e no concelho de Oliveira do Hospital no âmbito do Turismo, havendo ainda lugar para diversas reportagens previamente gravadas pela equipa da RTP.

LEIA TAMBÉM

Corte de árvores causa um morto em Freches, Trancoso, e outros feridos na região Centro

Um homem morreu hoje, na localidade de Freches, no concelho de Trancoso, depois de ser …

Autarca de Oliveira do Hospital tem muitas dúvidas sobre a capacidade de se fazer cumprir lei de limpeza da floresta

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acredita que nenhum concelho vai conseguir …