Etapa rainha da Volta a Portugal parte sexta feira de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai receber, a 16 de agosto, a partida da 8.ª etapa da 75.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, um percurso de 166 quilómetros que terminará na Torre e que deverá definir o vencedor da edição de 2013 da mais importante prova velocipédica nacional.

Pelo quarto ano consecutivo, o concelho integra o itinerário da competição que comemora as suas bodas de diamante, sendo o único local do distrito de Coimbra onde a Volta estaciona.

Os primeiros 66 quilómetros da etapa serão totalmente disputados nas estradas municipais. Após a partida simbólica, feita no Largo Ribeiro do Amaral, a caravana rumará a Lagos da Beira, onde ocorrerá a partida real e onde se iniciará um circuito de 43 quilómetros pelo norte do concelho, durante o qual será disputada uma Meta Volante, em Ervedal da Beira. Este percurso trará os corredores de volta a Oliveira do Hospital, de onde seguirão para sul, percorrendo o vale do Alva, entre Penalva de Alva e Ponte das Três Entradas, antes de rumar a Alvoco das Várzeas, onde ficarão a faltar 100 quilómetros para a meta. Ao todo, 13 das 21 freguesias de Oliveira do Hospital verão passar os ciclistas.

A partida da Volta a Portugal de Oliveira do Hospital obrigará ao condicionamento do trânsito e do estacionamento no centro da cidade, já que a área de instalação se situará desde o parque de estacionamento da R. António Ribeiro Garcia Vasconcelos, onde funcionará o parque destinado às equipas participantes, e o parque de estacionamento da Av. Carlos Campos, onde se instalará a Caravana Publicitária. Entre estes dois pólos ficarão as restantes componentes da caravana – parque da organização, Feira de Animação, Clube da Volta – que irão instalar-se no Largo Ribeiro do Amaral. Os arruamentos norte, este e oeste da praça serão os únicos a ficar vedados ao trânsito, mantendo-se a circulação na via sul (entre o Jardim Oliveira Mano e o largo da Igreja Matriz). Será na zona do Clube da Volta que, a partir das 10h30, se irão concentrar os ciclistas que iniciarão a 8.ª etapa da Volta a Portugal, cuja partida simbólica ocorrerá às 12h20.

No mesmo dia, o programa “Verão Total”, emitido pela Rádio Televisão Portuguesa no canal 1, terá transmissão em direto a partir de Oliveira do Hospital, num total de três horas de emissão, entre as 10.00 e as 13.00, conduzidas por José Carlos Malato e Isabel Angelino.

O direto da emissão, cujo tema de fundo será o Turismo, decorrerá a partir do adro da Igreja de Sant’Ana, com uma vista privilegiada para o Largo Ribeiro do Amaral. Pelo programa passarão diversos convidados representantes do que de melhor se faz nas freguesias e no concelho de Oliveira do Hospital no âmbito do Turismo, havendo ainda lugar para diversas reportagens previamente gravadas pela equipa da RTP.

LEIA TAMBÉM

Um morto em Viseu devido a acidente

Um homem de 35 anos morreu ontem à noite na sequência de um acidente na …

“Parece que existe [em Oliveira do Hospital] uma espécie de ‘racismo’ político”

Bruno Amado foi um dos dois únicos elementos do PSD a conquistar a presidência de …