ETAR Alvôco de Várzeas: Quercus pondera recorrer da decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra

 

A Associação Ambientalista Quercus está a avaliar a possibilidade de avançar com recurso à recente decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra, de indeferimento da providência cautelar apresentada, em abril, por aquela associação com o objetivo de suspender as obras e alterar a localização da estrutura.

“Estamos a avaliar o recurso porque discordamos com o teor da decisão”, referiu há instantes, Domingos Patacho ao correiodabeiraserra.com, explicando que o que foi objeto de indeferimento foi apenas um processo cautelar e que é intenção da Quercus avançar com uma ação judicial.

Para o técnico da Associação Ambientalista, que chega a considerar “estranha” a argumentação do juiz, faz sentido continuar com esta luta porque a Quercus “tem razão” e não se opõe à construção da ETAR, mas sim à sua atual localização, na zona do Moenda.

“Se não achássemos que existem fundamentos, não tínhamos sequer avançado”, continuou, ao mesmo tempo que se revelou confiante na tomada de uma decisão favorável. Na opinião de Domingos Patacho, “pode haver um tribunal que decida de maneira diferente”.

Ainda que decidido em continuar com esta luta, o técnico da Quercus não deixa de considerar que “será difícil fazer com que os trabalhos parem”, porque ao nível da providência cautelar já houve uma decisão desfavorável.

Juntos pela mesma causa, também o Movimento Salvem Alvôco de Várzeas (MSAV) se opõe à decisão tomada pelo tribunal, mas lembra que está em causa “apenas” a decisão de uma providência cautelar. Pese embora o indeferimento, o MSAV não desarma e, ao correiodabeiraserra.com, garante que continuará a lutar pela paisagem e ambiente da freguesia.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …