ETAR da Cordinha aceita esgotos desde a inauguração da padaria e vai receber os do Restaurante Cristina

11998169_1704207579798621_1404876512_n (1)
ETAR de Vila Franca da Beira
12025504_1704207486465297_2144741167_n
Colector de descarga do restaurante

O Restaurante Cristina esteve encerrado para férias durante duas semanas e alegadamente, devido à chuva que caiu, a fossa do estabelecimento acabou por libertar escorrimentos junto à estrada principal, incomodando quem passava pelo local que alertou o CBS para aquele cenário. No local, foi possível observar alguma água, assim como sentir um cheiro pouco agradável. O presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira, Carlos Baptista, considera que aqui existe descuido por partes dos proprietários do estabelecimento que ao longo dos anos têm bombeado os esgotos para o saneamento de Aldeia Formosa para serem tratados numa ETAR de Vila Franca da Beira.

11997322_1702799253272787_563744987_n
Espaço junto ao Restaurante Cristina
11995415_1702799186606127_1056844217_n
Restaurante Cristina

O problema deverá ficar resolvido com a ligação à estrutura de tratamento do Pólo Industrial da Cordinha, uma ETAR que parece algo esquecida, mas que se encontra a funcionar e recebe já os esgotos provenientes da padaria recentemente instalada no local.  “O que me disse o Sr. Presidente [da Câmara] é que a ETAR está a funcionar e a padaria já está ligada àquela estrutura”, adianta Carlos Baptista, que espera ver igualmente resolvido a breve prazo o problema do restaurante Cristina com a ligação à nova infra-estrutura. A falta de funcionamento da ETAR, de resto, terá sido um dos factores que levou ao afastamento de dois investidores que pretendiam instalar uma carpintaria no Pavilhão que se encontra há muito construído naquele pólo industrial (como na altura noticiou o CBS).

 

11998093_1702803776605668_842279721_n
ETAR da Cordinha
11998173_1704207926465253_475824039_n
ETAR da Cordinha
11998653_1702803683272344_857781356_n
ETAR da Cordinha

 

 

 

 

 

Saneamento em Vale Torto até 2017

Além da resolução deste problema, o autarca espera ver até 2017 realizados os trabalhos de instalação de saneamento na localidade de Vale Torto. Carlos Baptista garante que existe um acordo com a Câmara Municipal para realizar aquela obra ainda durante este mandato e só lamenta que não exista idêntico compromisso para a construção destas infra-estruturas na Felgueira Velha.

“O meu sonho era poder realizar os dois projectos de saneamento nas duas localidades, mas provavelmente não há dinheiro. O acordo que temos com a Câmara Municipal só garante para este mandato o saneamento para Vale Torto. É nisso que estou a trabalhar. Mas gostava que as obras fossem feitas em simultâneo”, referiu o autarca que ainda não sabe quando vão arrancar os primeiros trabalhos.

“Não temos previsões, o que posso dizer é que estou a fazer tudo para que seja concluído neste mandato”, sublinha, adiantando que só nos últimos quatro anos é que foi possível dotar Seixo da Beira de saneamento. “Antes só a rua principal e pouco mais estavam devidamente equipadas de saneamento. Agora só faltam algumas quintas”, rematou o autarca.

LEIA TAMBÉM

Atropelamento mortal em Candosa, concelho de Tábua

Mulher morreu hoje em Oliveira do Hospital vítima de atropelamento na EN17 junto ao Lidl

Uma mulher, com 60 anos, morreu ao final da manhã de hoje na sequência de …

João Paulo Albuquerque acusa PS por não concluir IC6, pelo menos, até 2030

João Paulo Albuquerque considera que o IC6 não é uma prioridade, mas sim uma necessidade …

  • Politicalex

    Ó Batista, já aprendeste com os da Câmara a contar histórias..? Então a Etar está a trabalhar e os tanques estão secos..? Não me digas que a padaria os seca no forno..! Ou será que a Etar, propriamente dita, está a servir de fossa, ou, como parece, está a escorrer lá para o meio do mato? Então não havia esgotos para os anteriores investidores e agora é assim? A Cristina está lá há tantos anos, com a clientela que tem nunca lhe ligaram os esgotos porquê? Constou-me que lá na zona, as autoridades até inauguraram uma obra ilegal, e até me disseram que não gostaste nada da coisa.. será que o fizeram sem ter esgotos..? Explica lá isso para a gente…Vê lá porque o pessoal tem-te por quem não vai em cantigas….Não me digas que te deram a volta com os 4 mil para a Adelaide e o Quim ? Por falar em Quim quero dar-te os parabéns pelo preço que o Quim te fez.. À Câmara ele cobra dez mil…embora na televisão, há dias, diziam que costuma levar 4 a 5 mil…

  • Transparência

    Ó Senhor jornalista,quer-me parecer que lhe passaram o trapo. Ou quis dar o benefício da dúvida ao Sr presidente da Junta, e tem que vender a máquina fotográfica, ou fez de contas que acreditou…Tem tempo que não passa nada húmido nesses tanques…

  • Transparência

    Isto começa a parecer o Entroncamento. É só fenómenos..! Então não foram contratar uma fiscal que dorme com o fiscalizado..! Que mais irá acontecer…

    • Santo da Ladeira

      E quem é que o fiscal fiscaliza esses dois?

  • João Paulo Albuquerque

    A ETAR está a funcionar? Com que equipamento? Grandes problemas requerem grandes soluções, o Sr Presidente imaginou que a ETAR está funcional e resolveu um problema que ninguém imaginava que conseguisse resolver.
    Tenho muitas duvidas que o saneamento da padaria esteja a ser ali tratado ou que esteja ali ligado, pessoalmente não acredito. Tenho muita pena que a mesma solução não tenha sido utilizada para a anterior carpintaria que não teve autorização para se instalar por não haver saneamento.
    Estamos evidentemente perante um caso de policia, onde não se encontra justiça nas decisões. Espero também que não aconteça o que se ouve: “A ETAR só é equipada e o saneamento só é concluído quando uma determinada pessoa acabar a sua habitação.”
    Cá estarei para dar conta se mais uma vez o povo tem razão nas suas apreciações.

    João Paulo Albuquerque

    • bancadabancaca

      Boa aquilo não é zona industrial é zona comercial.E os outros que se quiseram lá instalar estão calados?Faço ideia do que pensam do presidente.

  • Especialista em Etars

    Aquela Etar a funcionar???? Hummmm… Para bem dos habitantes de Vale Torto espero que a promessa de saneamento até 2017 seja bem mais eficaz que o funcionamento da infra-estrutura que deve servir o Pólo Industrial. Caso contrário vai ficar uma rica obra lá na aldeia.

    • Eturra

      Este tipo de ETAR’s são muito usadas no deserto do Saará, precisamente por não precisarem de equipamento. As águas residuais que lá chegam têm caudais semelhantes a estes. Sequinhos como as palhas.

      • Tratamentos a seco

        São as conhecidíssimas ETARS – Estação de Tratamento de Águas Residuais Secas.
        O Batista não faz o caso por menos, para ele tem que ser o melhor. Não viram as piscinas…

  • Milagre

    Será que esta ETAR não foi apanhada por algum milagre e ficou sequinha… Como Nossa Senhora veio a Oliveira do Hospital, pode ter acontecido. Isto não está para milagres é para os carpinteiros, esses não têm de ir carpir os pecados para outro lado.

  • I have a dream

    Batista – O presidente sonhador.
    Batista – O “Martin Luther King do Seixo.
    Isto serão efeitos de falta ou excesso de “líquidos”? É que aquela “etar” queima tudo…

  • nojo

    Lê-se por aqui “coisas” que têm de ser objecto de investigação .
    Como ninguém tem medo da verdade vou fazer o print e enviar para investigação criminal , que é o minimo que se exige para dinheiros publicos