àgua com espuma à saída da ETAR

ETAR de Alvôco de Várzeas já chegou ao tribunal

A acompanhar este caso, o técnico Domingos Patacho referiu há instantes ao correiodabeiraserra.com que o recurso ao Tribunal foi precedido por contatos com a Águas do Zêzere e Côa e Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que, apesar de revelarem disponibilidade para o diálogo, não decidiram pela suspensão da obra que decorre na Moenda.

O técnico da QUERCUS diz estar em causa um processo onde a associação ambientalista deteta “grandes irregularidades” e que “não cumpre a legislação”. “Há lugares melhores fora das reservas agrícola e ecológica e longe das habitações”, referiu o ambientalista, clarificando que a QUERCUS não se opõe à construção da ETAR, mas sim ao local onde as obras estão a decorrer.

A Associação Ambientalista acompanha o caso da ETAR de Alvôco de Várzeas desde o momento em que surgiram as primeiras oposições à obra. “Esteve parada muito tempo e acreditámos que havia bom senso na reavaliação do projeto”, recordou Domingos Patacho referindo-se ao período em que a autarquia suspendeu os trabalhos, lamentando contudo que da parte do dono da obra não tenha havido disponibilidade para alterar a localização.

A construção da ETAR de Alvôco de Várzeas tem sido geradora de divergências, tendo sido debatida nos vários órgãos autárquicos locais. Alguns grupos da Assembleia da República também se pronunciaram sobre o caso.

Quem já se revelou irredutível foi o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que, nas últimas intervenções públicas que fez sobre o caso garantiu que, apesar de não concordar com o local, a obra vai continuar respeitando os ajustes ambientais que o processo sofreu por ocasião da reavaliação do projeto.

Tal decisão vai de encontro com a posição assumida pela Junta e Assembleia de Freguesia de Alvôco de Várzeas.

O correiodabeiraserra.com tentou obter uma reação de José Carlos Alexandrino relativamente ao novo facto que envolve a ETAR de Alvôco de Várzeas, mas até ao momento ainda não foi possível.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …