Europeias 2014: PS vence em oito das 16 freguesias do concelho de Oliveira do Hospital

O PS foi, ontem, o partido mais votado no concelho de Oliveira do Hospital, com 37,15 por cento dos votos, num total de 2.275 votos. A Aliança Portugal PSD/CDS-PP conseguiu 35,04 por cento, correspondente a 2.146 votos.

Com apenas mais 129 votos do que a Aliança Portugal, o PS foi vencedor em oito das 16 freguesias do concelho de Oliveira do Hospital. Aldeia das Dez, Alvôco de Várzeas, Bobadela, Ervedal/ Vila Franca da Beira, Lagares da Beira, Lagos da Beira/ Lajeosa, Meruge e Penalva de Alva/ S. Sebastião da Feira foram as freguesias onde o PS saiu vencedor. A Aliança Portugal (PSD/ CDS-PP) foi a força que colheu maior número de votos em Avô, Lourosa, Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital/ S. Paio de Gramaços, Santa Ovaia/ Vila Pouca da Beira, S. Gião, Seixo da Beira e Travanca de Lagos.

No total do concelho, o PS de Francisco Assis colheu 2.275 votos contra os 2.146 votos conseguidos pela Aliança Portugal de Paulo Rangel. Em 2009, o PSD foi a força mais votada no concelho com 44,52 por cento dos votos, contra o PS que apenas conseguiu convencer 27,57 por cento do eleitorado.

Ontem, a terceira força partidária mais votada no concelho foi o MPT de Marinho Pinto com 5,83 por cento dos votos, seguido pelo PCP com 4,67 por cento e o Bloco de Esquerda com 2,27 por cento. Apesar de conseguir maior número de votos do que os alcançados em 2009 ( 3,53 por cento), o PCP foi ultrapassado em Oliveira do hospital pelo MPT. Tal como a nível nacional, também no concelho, o BE que em 2009 colheu 6 ,16 por cento dos votos, caiu na preferência dos eleitores, conseguindo ontem apenas 2,17 por cento.

Nestas eleições estavam inscritos 18.916 – em 2009 eram 19.956 eleitores – mas só votaram 6.124 – em 2009 votaram 7.047 – o que representa uma taxa de abstenção de 68 por cento.

LEIA TAMBÉM

Municípios da CIM Região de Coimbra preocupados com responsabilização das Câmaras Municipais nas Faixas de Gestão de Combustível

Os 19 Municípios que compõe a CIM Região de Coimbra estão preocupados com a responsabilização …

CDS/PP pede ao Governo conclusão do IC6 até Oliveira do Hospital e construção do IC7 e IC37

O grupo parlamentar do CDS-PP recomendou ontem ao Governo a conclusão do Itinerário Complementar 6 …

  • António Lopes

    Vitórias para todos os gostos: 8-8!!!???.Há dez anos PSD e CDS concorreram juntos.Tiveram, então, “uma grande derrota”.33,26% -1 131 537 votos.Nestas eleições, o PS teve uma “vitória estrondosa”- 31,45% 1032143 votos.

    Não liguem.Sou facccioso…

    • Camarada

      Por onde anda o António Costa?
      Gostávamos de o ouvir comentar esta estrondosa vitória do camarada (in)Seguro.

      • Valha-me Santa Eufrásia

        Os líderes (?)partidários mostraram mais uma vez que andam num mundo irreal e virtual. Não têm conserto. O maior desconchavo veio de A.J. Seguro que disse que o actual governo morreu e que está pronto a formar governo, não se lembrando que a pobre votação obtida significa que a generalidade dos portugueses não confia nele nem para as europeias, quanto mais para o governo de Portugal.
        Aliás, nem parte do PS. Por exemplo, António Costa não perdeu tempo, e não deixou imediatamente de enfatizar que este resultado, se se repetisse nas legislativas, traria um verdadeiro e sério imbróglio.

  • Quem
  • P.inóquio.S

    Perderam nas freguesias grandes quase todas? De 70% para a derrota? Esta pressa de meter a boyada só podia ter este resultado…Alex, mais uns relvados e umas festas, nada que não se resolva…

    • Zandinga

      Estavam estes artistas a pensar que o governo caía, e que Tózero chegava a 1º Ministro. Ia ser um regabofe, a malta do governo mandava para cá umas coroas para tapar os buracos do JCA. E agora?
      Dou seis meses para que o António Lopes dissolva a Assembleia.

    • oliveira

      Erasmo de Roterdão • 9 meses atrás
      « E explico..! Como gosto de ser uma pessoa informada, montei-me nas pernas e fui saber como era. É assim: A empresa que lá anda é a Manuel da Silva e Filhos, de Travanca.A obra são cerca de 25 000 euros. Logo, não precisa de concurso público.Quando muito limitado ou por convite.O “Lagarense” fez a obra do abastecimento de água à Carvalha e Formarigo.Ganhou-a em concurso público a que concorreram mais de 50 empresas.Foi o melhor preço. Acresce que, nessa altura, andavam de relações cortadas com o presidente, situação que só acabou, pelo dever institucional com os Bombeiros.Esta Câmara tenta resolver os problemas.Não alimenta ódios, muito menos em questões de interesse publico.E por ser assim, se calhar, o “Lagarense ” reflectiu sobre a forma como as pessoas estão na vida publica. Consta-me que até terá respondido : “quem me quis comprar foi quem me chamou a Coimbra e me ofereceu obras das águas de Coimbra”..! Consta… não garanto..! Estas “explicado” ou precisas de um desenhozito..? Onde me fui informar também podias ter ido…Levas tempo a convenceres-te que se trabalha com isenção e honestidade.Felizmente, os Oliveirenses já quase todos compreenderam..! »

      Lembras-te Pinóquio? Tem mais aí.

      Retém: ” Levas tempo a convenceres-te que se trabalha com isenção e honestidade.Felizmente, os Oliveirenses já quase todos compreenderam..! »

      • Analfabruto

        Ó oliveira, és mesmo néscio. Agora é que deste conta disto? Devias ter vindo a terreiro no tempo certo, i.e., nas autárquicas.
        Sabes que mais. Ganhaste as autárquicas, graças ao Lopes, agora tiveste uma vitoria com sabor a derrota, quando for as legislativas, (que não vais lá chegar) vais ver o tombo que levas.

  • oliveira

    Com esta conversa até parece que o PSD e os comunas ganharam alguma coisa.
    Que o PSD e o Lopes sonharam, lá isso sonharam.
    Mas o povo quis assim, e assim devem respeitar.
    Sabem que mais o PS ganhou as eleições em Portugal e em Oliveira do Hospital, e até aumentou a votação em relação às ultimas europeias de 2009.
    Sabem quem perdeu em Oliveira: o PSD – estrondosamente e o PCP !!!
    Até o MPT teve mais votos que a CDU. Apesar dos apelos públicos de voto na CDU feitos pelo António Lopes.
    CDU a ganhar, só mesmo a CDU da Merkel na Alemanha.
    Aguentem-se !

    • Anlfabruto

      Pelo que vi e ouvi, os únicos que podem cantar vitoria, são a CDU e o MPT!
      Agora gostas da Merkel? Realmente é difícil compreender-vos. Mas eu entendo-vos. Ganhar, é tratar das vossas vidinhas.
      Ainda te vou ouvir gritar “Vive la France”.

  • António Lopes

    Pois.É verdade…Por me contarem muitas histórias e eu acreditar, é que as coisas deram a volta que deram. Como ouço toda a gente mas não abdico de pensar, comecei a querer ver os papéis. Aí, foi o que se sabe.Vou vê-los agora.Já vi que já sabe que os pedi…Depois, eu corrijo a informação. Ainda bem que me lembrou…Já me ouviu falar na política das meias verdades.essa foi mais uma…na feira do queijo também de 3 a 5 mil.Quando pedi os papéis eram mais de trinta…coisa de nada…