Europeias 2014: PS vence em oito das 16 freguesias do concelho de Oliveira do Hospital

O PS foi, ontem, o partido mais votado no concelho de Oliveira do Hospital, com 37,15 por cento dos votos, num total de 2.275 votos. A Aliança Portugal PSD/CDS-PP conseguiu 35,04 por cento, correspondente a 2.146 votos.

Com apenas mais 129 votos do que a Aliança Portugal, o PS foi vencedor em oito das 16 freguesias do concelho de Oliveira do Hospital. Aldeia das Dez, Alvôco de Várzeas, Bobadela, Ervedal/ Vila Franca da Beira, Lagares da Beira, Lagos da Beira/ Lajeosa, Meruge e Penalva de Alva/ S. Sebastião da Feira foram as freguesias onde o PS saiu vencedor. A Aliança Portugal (PSD/ CDS-PP) foi a força que colheu maior número de votos em Avô, Lourosa, Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital/ S. Paio de Gramaços, Santa Ovaia/ Vila Pouca da Beira, S. Gião, Seixo da Beira e Travanca de Lagos.

No total do concelho, o PS de Francisco Assis colheu 2.275 votos contra os 2.146 votos conseguidos pela Aliança Portugal de Paulo Rangel. Em 2009, o PSD foi a força mais votada no concelho com 44,52 por cento dos votos, contra o PS que apenas conseguiu convencer 27,57 por cento do eleitorado.

Ontem, a terceira força partidária mais votada no concelho foi o MPT de Marinho Pinto com 5,83 por cento dos votos, seguido pelo PCP com 4,67 por cento e o Bloco de Esquerda com 2,27 por cento. Apesar de conseguir maior número de votos do que os alcançados em 2009 ( 3,53 por cento), o PCP foi ultrapassado em Oliveira do hospital pelo MPT. Tal como a nível nacional, também no concelho, o BE que em 2009 colheu 6 ,16 por cento dos votos, caiu na preferência dos eleitores, conseguindo ontem apenas 2,17 por cento.

Nestas eleições estavam inscritos 18.916 – em 2009 eram 19.956 eleitores – mas só votaram 6.124 – em 2009 votaram 7.047 – o que representa uma taxa de abstenção de 68 por cento.

LEIA TAMBÉM

Gouveia recebe Campeonato Mundial Trial de motos

O Parque da Senhora dos Verdes, em Gouveia, vai receber, entre os dias 23 e …

Traficantes de droga detidos na Guarda

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR Guarda deteve na terça-feira três homens, de 20, …

  • António Lopes

    Vitórias para todos os gostos: 8-8!!!???.Há dez anos PSD e CDS concorreram juntos.Tiveram, então, “uma grande derrota”.33,26% -1 131 537 votos.Nestas eleições, o PS teve uma “vitória estrondosa”- 31,45% 1032143 votos.

    Não liguem.Sou facccioso…

    • Camarada

      Por onde anda o António Costa?
      Gostávamos de o ouvir comentar esta estrondosa vitória do camarada (in)Seguro.

      • Valha-me Santa Eufrásia

        Os líderes (?)partidários mostraram mais uma vez que andam num mundo irreal e virtual. Não têm conserto. O maior desconchavo veio de A.J. Seguro que disse que o actual governo morreu e que está pronto a formar governo, não se lembrando que a pobre votação obtida significa que a generalidade dos portugueses não confia nele nem para as europeias, quanto mais para o governo de Portugal.
        Aliás, nem parte do PS. Por exemplo, António Costa não perdeu tempo, e não deixou imediatamente de enfatizar que este resultado, se se repetisse nas legislativas, traria um verdadeiro e sério imbróglio.

  • Quem
  • P.inóquio.S

    Perderam nas freguesias grandes quase todas? De 70% para a derrota? Esta pressa de meter a boyada só podia ter este resultado…Alex, mais uns relvados e umas festas, nada que não se resolva…

    • Zandinga

      Estavam estes artistas a pensar que o governo caía, e que Tózero chegava a 1º Ministro. Ia ser um regabofe, a malta do governo mandava para cá umas coroas para tapar os buracos do JCA. E agora?
      Dou seis meses para que o António Lopes dissolva a Assembleia.

    • oliveira

      Erasmo de Roterdão • 9 meses atrás
      « E explico..! Como gosto de ser uma pessoa informada, montei-me nas pernas e fui saber como era. É assim: A empresa que lá anda é a Manuel da Silva e Filhos, de Travanca.A obra são cerca de 25 000 euros. Logo, não precisa de concurso público.Quando muito limitado ou por convite.O “Lagarense” fez a obra do abastecimento de água à Carvalha e Formarigo.Ganhou-a em concurso público a que concorreram mais de 50 empresas.Foi o melhor preço. Acresce que, nessa altura, andavam de relações cortadas com o presidente, situação que só acabou, pelo dever institucional com os Bombeiros.Esta Câmara tenta resolver os problemas.Não alimenta ódios, muito menos em questões de interesse publico.E por ser assim, se calhar, o “Lagarense ” reflectiu sobre a forma como as pessoas estão na vida publica. Consta-me que até terá respondido : “quem me quis comprar foi quem me chamou a Coimbra e me ofereceu obras das águas de Coimbra”..! Consta… não garanto..! Estas “explicado” ou precisas de um desenhozito..? Onde me fui informar também podias ter ido…Levas tempo a convenceres-te que se trabalha com isenção e honestidade.Felizmente, os Oliveirenses já quase todos compreenderam..! »

      Lembras-te Pinóquio? Tem mais aí.

      Retém: ” Levas tempo a convenceres-te que se trabalha com isenção e honestidade.Felizmente, os Oliveirenses já quase todos compreenderam..! »

      • Analfabruto

        Ó oliveira, és mesmo néscio. Agora é que deste conta disto? Devias ter vindo a terreiro no tempo certo, i.e., nas autárquicas.
        Sabes que mais. Ganhaste as autárquicas, graças ao Lopes, agora tiveste uma vitoria com sabor a derrota, quando for as legislativas, (que não vais lá chegar) vais ver o tombo que levas.

  • oliveira

    Com esta conversa até parece que o PSD e os comunas ganharam alguma coisa.
    Que o PSD e o Lopes sonharam, lá isso sonharam.
    Mas o povo quis assim, e assim devem respeitar.
    Sabem que mais o PS ganhou as eleições em Portugal e em Oliveira do Hospital, e até aumentou a votação em relação às ultimas europeias de 2009.
    Sabem quem perdeu em Oliveira: o PSD – estrondosamente e o PCP !!!
    Até o MPT teve mais votos que a CDU. Apesar dos apelos públicos de voto na CDU feitos pelo António Lopes.
    CDU a ganhar, só mesmo a CDU da Merkel na Alemanha.
    Aguentem-se !

    • Anlfabruto

      Pelo que vi e ouvi, os únicos que podem cantar vitoria, são a CDU e o MPT!
      Agora gostas da Merkel? Realmente é difícil compreender-vos. Mas eu entendo-vos. Ganhar, é tratar das vossas vidinhas.
      Ainda te vou ouvir gritar “Vive la France”.

  • António Lopes

    Pois.É verdade…Por me contarem muitas histórias e eu acreditar, é que as coisas deram a volta que deram. Como ouço toda a gente mas não abdico de pensar, comecei a querer ver os papéis. Aí, foi o que se sabe.Vou vê-los agora.Já vi que já sabe que os pedi…Depois, eu corrijo a informação. Ainda bem que me lembrou…Já me ouviu falar na política das meias verdades.essa foi mais uma…na feira do queijo também de 3 a 5 mil.Quando pedi os papéis eram mais de trinta…coisa de nada…