ExpOH 2012 arranca sábado em Oliveira do Hospital

 

Oliveira do Hospital prepara-se para abrir as portas de mais uma edição da expOH. O arranque do certame acontece no final da tarde do próximo sábado, 28 de julho, com a presença de representantes dos órgãos autárquicos e das instituições culturais, educativas, sociais, económicas e desportivas do concelho.

Considerada como a principal mostra das potencialidades empresariais, associativas e culturais do concelho, com o objetivo de se afirmar como “evento de referência” na região da Beira Serra, a expOH surge este ano com uma calendarização a pensar na comunidade emigrante. O objetivo é o de atrair o maior número de visitantes, funcionando o certame como ponto de encontro da comunidade. Os preços de acesso à expOH foram igualmente revistos situando-se entre os dois e os três Euros, havendo a registar três dias de acesso livre.

Representando um investimento na ordem dos 60 mil Euros, a expOH 2012 vai contar com as habituais tasquinhas de artesanato, certa de 130 expositores, gastronomia e animação musical, e apresenta-se com um cartaz que mantém a tradição de edições anteriores.

Leandro é o artista esperado, no palco principal, na primeira noite do certame, esperando-se Mickael Carreira, a 3 de agosto e Expensive Soul no dia 4. Também o grupo Alta Frequência, que atuou na edição anterior da Feira Regional, volta a marcar presença no dia 2 de agosto, quinta-feira, assim como Mar e Fados, no primeiro dia do mês. Para a última noite, a organização reservou a final do concurso concelhio “Soltem Talentos”, responsável por uma das noites de maior sucesso da edição de 2011, desta vez com a participação especial de Sandra Pereira, vencedora do programa “Ídolos”, em 2010.

Mantém-se também a programação destinada ao palco secundário, instalado junto à restauração, destinado à atuação de diversos grupos culturais de Oliveira do Hospital, como as bandas Dose Dupla (sábado, dia 28) e Click (3 de agosto) e vários Grupos de Cantares, Tunas e Ranchos Folclóricos concelhios. A ExpOH 2012 vai contar também com algumas novidades como a realização da 2ª Corrida de Púcaros, organizada pela Associação de Deficientes de Oliveira do Hospital, o 3º Encontro de Concertinas de Oliveira do Hospital, iniciativa iniciada em 2010, e pelo acolhimento do programa da TVI “Somos Portugal”, transmitido a partir do recinto da feira, no dia 5 de agosto, entre as 14h00 e as 20h00.

Feira Solidária

O cartaz da ExpOH integra ainda vários projetos solidários como a Gala Social, com um desfile de moda do Banco de Recursos Sociais. No âmbito da ExpOHSolidária, todas as atenções recaem sobre o “Movimento Vida” destinado à recolha de sangue e medula junto dos visitantes da feira. O movimento foi lançado pelo futebolista Carlos Martins e vai consistir na realização de duas acções de colheita de sangue e medula óssea, com vista ao tratamento de problemas de saúde semelhantes ao que afectou o filho do jogador oliveirense.

A autarquia revelou também intenção de lançar a campanha nacional de prevenção de violência doméstica destinada a cuidar das pessoas para que obtenham um melhor desempenho nas empresas que integram.

Renata Rodrigues

LEIA TAMBÉM

Capoula Santos apresentou em Oliveira do Hospital novas medidas de apoio aos agricultores afectados pelos fogos

O Ministro da Agricultura apresentou, ontem, em Oliveira do Hospital, as novas medidas de apoio …

O “Ciclone de Fogo” varreu aquela noite que o foi de (quase) todos os medos… Autor: João Dinis, Jano

Naquela noite de (quase) todos os Fogos e de (quase) todos os medos, morreu Gente …