ExpOH 2012 arranca sábado em Oliveira do Hospital

 

Oliveira do Hospital prepara-se para abrir as portas de mais uma edição da expOH. O arranque do certame acontece no final da tarde do próximo sábado, 28 de julho, com a presença de representantes dos órgãos autárquicos e das instituições culturais, educativas, sociais, económicas e desportivas do concelho.

Considerada como a principal mostra das potencialidades empresariais, associativas e culturais do concelho, com o objetivo de se afirmar como “evento de referência” na região da Beira Serra, a expOH surge este ano com uma calendarização a pensar na comunidade emigrante. O objetivo é o de atrair o maior número de visitantes, funcionando o certame como ponto de encontro da comunidade. Os preços de acesso à expOH foram igualmente revistos situando-se entre os dois e os três Euros, havendo a registar três dias de acesso livre.

Representando um investimento na ordem dos 60 mil Euros, a expOH 2012 vai contar com as habituais tasquinhas de artesanato, certa de 130 expositores, gastronomia e animação musical, e apresenta-se com um cartaz que mantém a tradição de edições anteriores.

Leandro é o artista esperado, no palco principal, na primeira noite do certame, esperando-se Mickael Carreira, a 3 de agosto e Expensive Soul no dia 4. Também o grupo Alta Frequência, que atuou na edição anterior da Feira Regional, volta a marcar presença no dia 2 de agosto, quinta-feira, assim como Mar e Fados, no primeiro dia do mês. Para a última noite, a organização reservou a final do concurso concelhio “Soltem Talentos”, responsável por uma das noites de maior sucesso da edição de 2011, desta vez com a participação especial de Sandra Pereira, vencedora do programa “Ídolos”, em 2010.

Mantém-se também a programação destinada ao palco secundário, instalado junto à restauração, destinado à atuação de diversos grupos culturais de Oliveira do Hospital, como as bandas Dose Dupla (sábado, dia 28) e Click (3 de agosto) e vários Grupos de Cantares, Tunas e Ranchos Folclóricos concelhios. A ExpOH 2012 vai contar também com algumas novidades como a realização da 2ª Corrida de Púcaros, organizada pela Associação de Deficientes de Oliveira do Hospital, o 3º Encontro de Concertinas de Oliveira do Hospital, iniciativa iniciada em 2010, e pelo acolhimento do programa da TVI “Somos Portugal”, transmitido a partir do recinto da feira, no dia 5 de agosto, entre as 14h00 e as 20h00.

Feira Solidária

O cartaz da ExpOH integra ainda vários projetos solidários como a Gala Social, com um desfile de moda do Banco de Recursos Sociais. No âmbito da ExpOHSolidária, todas as atenções recaem sobre o “Movimento Vida” destinado à recolha de sangue e medula junto dos visitantes da feira. O movimento foi lançado pelo futebolista Carlos Martins e vai consistir na realização de duas acções de colheita de sangue e medula óssea, com vista ao tratamento de problemas de saúde semelhantes ao que afectou o filho do jogador oliveirense.

A autarquia revelou também intenção de lançar a campanha nacional de prevenção de violência doméstica destinada a cuidar das pessoas para que obtenham um melhor desempenho nas empresas que integram.

Renata Rodrigues

LEIA TAMBÉM

CDS/PP pede ao Governo conclusão do IC6 até Oliveira do Hospital e construção do IC7 e IC37

O grupo parlamentar do CDS-PP recomendou ontem ao Governo a conclusão do Itinerário Complementar 6 …

Mistério do consumo de mais de 1300 litros de água por dia em casa desabitada em Andorinha continua e proprietários ainda não sabem se vão ter ou não de pagar

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital facturou menos 40 mil euros de água para não onerar vítimas dos incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital facturou no último mês de Outubro menos 38.133 …