ExpOH já recebeu 10 mil pessoas

 

É positivo o balanço que o diretor da ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital faz dos dois primeiros dias da ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital. De acordo com José Francisco Rolo, o número de visitantes atingido este fim de semana- cerca de 10 mil –  já ultrapassou o registado em igual período de 2011, que se centrou nas nove mil entradas.

O espetáculo de Leandro, realizado na noite de abertura, motivou a maior enchente- cerca de seis mil entradas – ficando contudo abaixo do número atingido no ano passado com o espetáculo de Emanuel, que conseguiu atrair cerca de sete mil visitantes ao Parque do Mandanelho. Uma realidade que, ontem, acabou por ser compensada com o grupo Função Públika que registou cerca de quatro mil entradas. “A nossa aposta em matéria de cartaz foi superada”, referiu José Francisco Rolo ao correiodabeiraserra.com que ciente da atual situação que afeta os portugueses em geral, e os oliveirenses em Portugal, coloca a fasquia do total de entradas no número alcançado em 2011.

“No ano passado atingimos as 34 mil entradas e, este ano, trabalhamos com base nesses números”, explicou o responsável pelo evento. Depois de Leandro e Função Públika, Mikael Carreira (3 de agosto) é o artista mais esperado no palco do Mandanelho.

“Esperamos uma multidão”, referiu José Francisco Rolo, chamando igualmente a atenção para a capacidade de mobilização do grupo Alta Frequência (2 de agosto) e de Expensive Soul (4 de agosto). Antecipado por uma emissão televisiva – “Somos Portugal” da TVI – o encerramento do certame é igualmente motivo de grandes expectativas para o responsável, que vê no concurso “Soltem Talentos” e na atuação da vencedora dos Ídolos 2010, Sandra Pereira, motivos suficientes para uma nova enchente no Parque do Mandanelho. “Teremos um encerramento em apoteose”, disse confiante.

A ExpOH 2012 não se resume apenas ao cartaz. O certame que regista um aumento do número de expositores, no total de 130, tem associada uma componente solidária. Ontem, no âmbito da associação Movimento Vida, criada pelo jogador Carlos Martins, a ExpOH foi palco de uma colheita de sangue e medula óssea, que registou a solidariedade de 70 dadores, 50 dos quais novos dadores.

Um resultado que segundo José Francisco Rolo se enquadra nas expectativas do movimento que, nesta altura está preocupado em encontrar novos dadores, tendo em conta que nas anteriores colheitas realizadas no concelho, se conseguiram cerca de mil dadores de medula óssea. “O apelo é para quem ainda não deu sangue, para que o faça”, referiu José Francisco Rolo, lembrando o lema do movimento “ser herói está no sangue”. Uma segunda ação está marcada para o último dia do evento, 5 de agosto.

Gala Social no terceiro dia da ExpOH

De entre uma diversidade de atividades programadas no âmbito da ExpOH 2012 destaque, hoje, para a Gala Social que vai decorrer no palco principal. A iniciativa integrada na 7ª edição da Expo Social vai contar com a participação de idosos, crianças, cidadãos portadores de deficiência e técnicos das 14 IPSS do concelho, com o objetivo de divulgar o Banco de Recursos Sociais.

Com início previsto para as 21h30, a iniciativa vai consistir na realização de um desfile de moda com roupas e acessórios do Banco de Recursos Sociais, estrutura que apoia mais de 200 famílias do concelho com roupas, calçado, utilidades domésticas e alimentos, entre outros produtos. Em “Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações”, a Gala Social pretende também promover os afetos, o diálogo intergeracional e a família, pelo que os utentes das instituições sociais concelhias irão desfilar acompanhados por familiares e amigos.

Em dia de entrada livre, a ExpOH, através da sua componente solidária, vai ser palco de uma ação de recolha de produtos alimentares, também a favor do Banco de Recursos Sociais. Sob o lema “Traga 1 litro de Esperança, 1 quilo de Amor”, a iniciativa apela à solidariedade da comunidade oliveirense, para que colabore com a entrega de produtos alimentares não perecíveis que serão distribuídos aos utentes do Banco Alimentar concelhio.

LEIA TAMBÉM

IMT vai recorrer de decisão que declarou ilegal fecho de centro de inspecção automóvel de Seia

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) anunciou que vai recorrer das decisões judiciais que …

Dez detidos em Seia por tráfico de droga

A GNR de Gouveia deteve, entre os dias 1 e 3 de Setembro, oito homens …