Exposição “Invasão Irracional” em Oliveira do Hospital

A Casa da Cultura César Oliveira recebe a partir de hoje, e até ao final do mês, a exposição de fotografia e fotomontagem “Invasão Irracional” de Filipe Patrocínio, um projecto que pretende valorizar todas as formas de vida do planeta terra, sejam animais ou vegetais, tendo por base o interesse e preservação do meio ambiente.

Para esta exposição foram captadas imagens de paisagens humanizadas da região centro de Portugal, que outrora foram habitats de diversos seres vivos e que hoje se encontram ameaçados pela acção antrópica.

Manipulando os registos fotográficos dessas mesmas paisagens, com recurso a técnicas de fotomontagem, foram inseridos elementos visuais que revelam o poder de regeneração da natureza, caso o homem deixasse de as frequentar, incluindo imagens de animais que viveram ou que ainda vivem nesses meios, como o caso do Lince Ibérico, a Águia-real, o Lobo Ibérico e o Veado.

Filipe Patrocínio nasceu em 1990, reside em Seia e é licenciado em Artes Plásticas e Multimédia. O seu trabalho artístico é produzido fundamentalmente nesta região, como forma de a valorizar e homenagear. O 2º prémio no XIV Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE, em 2014, constitui o galardão mais recente que conquistou.

LEIA TAMBÉM

Cid Teles, a cigarra do Triste Fado: Possíveis influências. Autor Renato Nunes

Não é fácil identificar as influências de um indivíduo. Ainda assim, o estudo dos seus …

Cid Teles, a cigarra do Triste Fado: As origens. Autor: Renato Nunes

O poeta que inspira estas palavras nasceu em 8 de Março de 1911, em Tábua, …