Home - Região - Oliveira do Hospital - Exposição revela a arte da reciclagem até 13 de Junho

Exposição revela a arte da reciclagem até 13 de Junho

Inaugurada esta manhã, na sala de exposições da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital, a exposição “Reciclar com Arte”, da autoria de Gil e Alberto apresenta um conjunto de peças decorativas criadas a partir do reaproveitamento de materiais.

Inserida na comemoração do Dia Mundial do Ambiente, que hoje se assinala, a iniciativa resulta de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, com o objectivo de sensibilizar as consciências para a importância da reciclagem.

Já conhecida a nível nacional e internacional, pela participação semanal no programa Praça da Alegria da RTP1, a dupla especialista em design decorativo e arte floral apresenta uma diversidade de objectos, exemplificativos da transformação do que em tempos já foi considerado lixo.

“O mais vulgar dos objectos pode ser convertido em peças de arte magníficas”, referiu Gil, desviando o olhar para a inovadora sala de estar, totalmente, preparada com recurso a cartão.

“ Estão aqui representadas quatro árvores”, acrescentou Alberto, explicando que se não tivesse sido usado aquele cartão, haveria necessidade de serem abatidas quatro árvores para preparar aquele espaço, composto de três cadeiras, duas mesas e algumas peças decorativas.

Com a garantia de resistência e de conforto, as peças criadas por Gil e Alberto são também um convite à reflexão de como elementos, entendidos como meros resíduos, podem ser aproveitados, evitando o desperdício de recursos e garantindo a preservação do ambiente.

“Acho que é uma oportunidade boa, para sensibilizar as pessoas, para o facto de que o lixo não é assim tão mau. Se o tratarmos bem, como hoje é prova disso, podemos fazer obras de arte”, referiu Alberto, apelando à mobilização colectiva na defesa das causas ambientais.

“Eu sozinho não posso fazer nada, mas se todos nós fizermos um bocadinho, é muito, e conseguiremos fazer algo pelo ambiente e pelo mundo”, acrescentou.

Sem fugir ao requinte, já entendido como a imagem de marca da dupla Gil e Alberto, a exposição “Decorar com Arte” é uma estreia para ambos.

Já habituados às câmaras de televisão, Gil e Alberto ainda não tinham experienciado a sensação de expor, durante alguns dias, as peças da sua autoria e pelas quais se confessam apaixonados.

Asseguram que a procura de peças recicladas é cada vez mais intensa, mas dizem ainda não estar preparados para vender os trabalhos que produzem, embora os usem na organização de eventos.

LEIA TAMBÉM

Onda de calor pode levar “a quebra de 70 por cento na produção de fruta da região Centro”

O longo período de tempo previsto de altas temperaturas está a preocupar os produtores de …

Médicos continuam a abandonar Oliveira do Hospital: um já rescindiu e outro prepara-se para pedir transferência

Concelho oliveirense pode ficar em breve com cerca de 7,5 mil utentes sem médico de …