Feira de São Mateus em Viseu: secular e auto-sustentável financeiramente

Feira de S. Mateus de Viseu é auto-sustentável e atingiu recorde de um milhão de visitantes

A 624.ª edição da Feira de S. Mateus, que decorreu de 5 de Agosto e terminou ontem, em Viseu, atingiu este ano o recorde de um milhão de visitantes. Um número contabilizado pelos instrumentos de contagem electrónica que se encontram à entrada do certame.

“Um êxito notável”, sublinha o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, para quem o evento já atingiu a plena “auto-sustentabilidade”, ou seja não só se paga a si própria como consegue gerar promoção, “riqueza e emprego no concelho e na região”. O regresso da animação já está agendado para período de 11 de Agosto a 17 de Setembro 625.ª edição da Feira de S. Mateus tem já as datas marcadas: de 11 de Agosto a 17 de Setembro.

“Com este registo, a feira alcança um marco na sua história”, referiu o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques. “Esta poderá tornar-se uma edição lendária é um prémio da aposta estratégica ao nível da revitalização e modernização da mais antiga feira franca viva e traduz o estatuto de certame popular histórico de excelência” que foi organizada pela Viseu Marca, a qual conseguiu introduzir um “salto qualitativo e criatividade”.

O dia de entrada gratuita com maior afluência de público foi o 12 de Agosto, com 55 mil entradas, que contou com a actuação Agir. Seguiu-se o Dia de Viriato, a 28 de Agosto, que se aproximou dos 40 mil visitantes e 4 de Setembro, com 34 mil. Nos dias pagos, David Carreira e Diogo Piçarra tiveram as maiores afluências, com 27 mil visitantes em cada um deles, enquanto na noite de Mariza contou com 24 mil pessoas.

LEIA TAMBÉM

Fogo em duas localidades do concelho de Oliveira do Hospital já foi dominado

Situação em Góis “é preocupante” e pode agravar-se

O comandante operacional da Protecção Civil, Vítor Vaz Pinto, disse hoje que o incêndio de …

Fogo activo com “muita intensidade” em Góis

O incêndio que deflagrou no sábado, no concelho de Góis, distrito de Coimbra, “permanece activo” …

  • Ele & Ela

    Isso não é nada comparando com a EXPOH cá da terra! Só este ano estiveram cá cerca de 3 milhões de pessoas!