Feira de São Mateus em Viseu: secular e auto-sustentável financeiramente

Feira de S. Mateus prepara-se para a 625 edição e os responsáveis garantem que “será sem dúvida o melhor palco desde que temos memória”

A VISEU MARCA anunciou ontem o cartaz principal de palco da edição 625 da Feira de São Mateus que vai decorrer de 11 de Agosto e 17 de Setembro. Em ano de aniversário redondo, o evento junta mais dois clássicos portugueses: José Cid, que levará o público numa viagem por grandes e reconhecidos sucessos, em Dia Solidário dedicado às Conferências de São Vicente de Paulo, e a banda histórica dos anos 90 “Resistência”, numa altura em que comemora os seus 25 anos de carreira, encerra a parada de estrelas.

“Fechamos com chave de ouro o cartaz musical de 2017”, sublinha o Presidente da VISEU MARCA, João Cotta. “Será sem dúvida o melhor palco desde que temos memória”, afirma este responsável que contará ainda em palco, ao longo dos dias da Feira com Matias Damásio (22 de Agosto), Dengaz (1 de Setembro), Nelson Freitas (9 de Setembro), Seu Jorge (12 Agosto), AGIR (14 Agosto), Marco Paulo (15 Agosto), Diogo Piçarra (18 Agosto), Paula Fernandes (19 Agosto), Pedro Abrunhosa (25 Agosto), AUREA (26 Agosto), Paulo de Carvalho (2 Setembro), Cuca Roseta (6 Setembro), HMB (8 Setembro) e David Carreira (15 Setembro).

“Nos seus 625 anos, a Feira de São Mateus tem um cartaz de luxo. Há estreias imperdíveis em Viseu para todos os públicos, grandes clássicos e uma marca forte da Lusofonia”, refere ainda o Gestor da Marca Viseu e da Feira, Jorge Sobrado. “Viseu terá neste Verão uma proposta renovada e mais atractiva para residentes e turistas, em ‘Ano Oficial para Visitar’ a cidade”, sublinha. “Faremos justiça à melhor tradição de feirar na cidade de Viriato.”

Estão assim à venda os bilhetes para todos os concertos da edição 625 da Feira de São Mateus, nas redes de lojas Blueticket e no site do evento. Os ingressos para os dias solidários (Matias Damásio, José Cid e Cuca Roseta) estão à venda por 4 euros. Os restantes preços variam entre os 7,5 euros (concertos de Seu Jorge e Paula Fernandes), os 5 euros e os 3 euros. A Organização institui ainda os “domingos francos” para a edição comemorativa dos 625 anos da Feira. Ao todo, seis. No total, à semelhança de 2016, 22 dos 38 dias do certame serão dias de entrada livre.

“Esta opção corresponde a um desafio do Senhor Presidente da Câmara justificado pelo carácter histórico da Feira Franca”, explicou o Presidente da VISEU MARCA. “Esta é a mais antiga feira franca viva da Península Ibérica”. Por sua vez, o Gestor da Feira recordou que a entrada livre em mais domingos foi, em 2016, um dos factores que explicou o crescimento de público para lá da “meta mágica do um milhão de visitantes”.

João Cotta destacou ainda o “importante investimento do Município de Viseu na modernização e qualificação da infra-estrutura do Campo de Viriato, que permitirão em 2017 um padrão ainda mais elevado de organização e acolhimento aos visitantes”. Neste momento está em curso a construção de dois novos WC. Nesta edição, aumentam também os motivos para trazer os mais pequenos a “feirar”. A organização anunciou, para esse efeito, a realização do espectáculo infantil “O Mundo de Sara”, na manhã do Domingo 3 de Setembro, em horário anterior ao funcionamento do certame. “O Mundo de Sara”, uma produção da Universal Music Portugal e do Canal Panda, em que se alia a música e muita animação, numa atmosfera que cultiva a imaginação e os sonhos. Na rede Youtube, os vídeos do “Mundo de Sara” somam já mais de 22 milhões de visualizações. Os ingressos têm o preço de 3 euros (criança até 11 anos) e 5 euros (adulto).

Numa altura em que faltam menos de três meses para o seu arranque, mais de 95 por cento das posições comerciais estão já atribuídas, num total de 270 espaços. As candidaturas para ocupação dos últimos espaços comerciais terminam esta semana. “Hoje [ontem] os espaços comerciais estão perto da sua atribuição total. São marcas positivas de um sistema mais racional e melhor organizado”, explica João Cotta, enquanto Jorge Sobral vinca que “as medidas de modernização introduzidas, através da candidatura on-line e nos pagamentos por Multibanco, resultaram em pleno”.

LEIA TAMBÉM

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

PJ deteve em Seia um homem por tentativa de homicídio

O Departamento de Investigação Criminal da Guarda da Polícia Judiciária (PJ), com a colaboração da …

Primeiro-ministro apresenta 20 equipas de sapadores florestais em Oliveira do Hospital

O primeiro-ministro, António Costa, apresenta amanhã 20 novas equipas de sapadores florestais, em Oliveira do …