Feira de São Martinho ganha raízes no território educativo da Cordinha

…que já “ganhou raízes” acontece no 10 de novembro.

Alunos, funcionários e professores do Agrupamento de Escolas da Cordinha trabalham por estes dias, afincadamente, na organização de mais uma Festa de S. Martinho. Um evento que vai decorrer entre as 09h30 e as 15h00 do próximo dia 10 de novembro e que, na opinião do diretor executivo da escola com sede em Ervedal da Beira, já “ganhou raízes” naquele território educativo, figurando já como presença assídua no cartaz de eventos da região da Cordinha.

“É geradora de uma grande dinâmica na comunidade”, refere Carlos Carvalheira, valorizando também a importância que a Feira de S. Martinho tem para realização de atividades e visitas de estudo, uma vez que potencia a angariação de fundos para esse efeito.

Numa lógica de recriação de tradições antigas, num verdadeiro espírito de convívio, cada turma do agrupamento de escolas da Cordinha se apresenta com uma “barraquinha” própria, onde expõe e vende produtos agrícolas, com especial destaque para a castanha e outros produtos tradicionais da zona da Cordinha.

Paralelamente, têm lugar exposições de pintura, fotografia e animação com grupos de animadores. A Fanfarra dos Bombeiros de Lagares da Beira, e os Ranchos Folclóricos “Estrelas da Manhã” de Andorinha e “Rosas” de Vila Franca da Beira já têm presença assegurada.

A Feira de S. Martinho conta ainda com a presença de artesãos locais que ali vão expor e vender os seus produtos, funcionando como um atrativo extra.

Muito procuradas são também as barraquinhas de “comes e bebes” que vão estar abertas com petiscos e iguarias saborosas. O certame não se esgota na comunidade educativa, sendo também dirigido à população em geral.

LEIA TAMBÉM

Jovens cientistas da EPTOLIVA de Tábua desenvolvem Compósito Antisséptico e conquistam segundo lugar na XI Mostra Nacional de Ciência

Jovens estudantes da Eptoliva, na Tábua, no distrito de Coimbra, desenvolveram uma solução desinfectante a …

A escola ou a escolinha (?). Autor: António Ferro.

Durante várias décadas, fui assistindo às mudanças (algumas drásticas e escusadas) no sistema de ensino …