Feira do Livro de Oliveira do Hospital arranca a 28 de maio

A IX Feira do Livro de Oliveira do Hospital vai decorrer entre 28 de maio e 1 de junho no Largo Ribeiro do Amaral. Durante cinco dias haverá um conjunto de atividades que complementarão a oferta de livrarias e papelarias da cidade.

Cada um dos dias da feira será dedicado a um público ou tema específico, com realização de atividades direcionadas, representando um incentivo a que toda a população visite e usufrua da oferta cultural e musical proporcionada ao longo de toda a programação da Feira do Livro. A realização deste evento representa também “um incentivo às compras no comércio local, nomeadamente nas livrarias e papelarias que terão à venda livros a partir de um euro”. “Bastante aliciante é também o desconto de 15% que será praticado ao longo dos cinco dias sendo que aos leitores que efetuarem compras no valor de 15 euros serão oferecidos bilhetes de cinema”, informa a organização.
O dia inaugural será dedicado às “IPSS / Idoso” que visitarão a feira nessa tarde, a partir das 15h00. A abertura contará com a atuação do Coro Infantil e do Grupo de Dança da FAAD seguindo-se várias atividades promovidas pelas IPSS. Após a visita pelas entidades oficiais, pelas 17h30, decorrerá a apresentação pública às instituições do projeto “Viver a Ler +”. A partir das 21h00 será apresentado o livro “30 maneiras de fazer queijo” de António Lobo Vaz Patto seguindo-se uma atuação do Grupo de Cantares da Universidade Sénior.

Os dias seguintes, 29 e 30 de Maio serão dedicados ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e ao Pré-escolar, respetivamente e serão promovidas visitas das crianças do concelho à Feira do Livro, onde irão assistir à dramatização da fábula de La Fontaine, “O Corvo e a Raposa” pela equipa da Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital (BMOH).

No dia 29 de maio, destaque para a presença do escritor António Vilhena que virá apresentar o seu livro “A formiguinha barriguda”, os momentos de atividade física “Leitores em Movimento” dinamizados pelos docentes de Atividade Física das AEC; a Oficina de Escrita Criativa com a professora Ana Reis (18h00) e a Oficina de Balões de S. João pela Associação da Chamusca da Beira (21h00).

No dia 30, tem lugar o “Mercadinho da Primavera” com a colaboração dos alunos do pré-escolar do AEOH bem como a Oficina “Vamos Colorir o Rio”, pelas 17h00, dinamizada no âmbito do Plano de Atividades da Bandeira Azul, dirigida a educadoras do pré-escolar e público em geral e sujeita a inscrição prévia. A noite será preenchida com um sarau cultural com os participantes do Festival Infantil da Canção das IPSS, com início às 21h00.

Sábado, 31 de maio, é o “Dia da Literatura Oral e Tradicional” que começará com um peddy paper literário dirigido ao público em geral, sujeito a inscrição prévia, às dez da manhã. Durante a tarde, as livrarias e papelarias presentes na feira vão dinamizar oficinas de expressão plástica, e às 17h00 será apresentado o livro “Assim Rezava o Povo da Terra Chã”, uma edição da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital com o contributo de vários autores. Além da divulgação pública do Projeto “Em Roda Livro”, nessa noite as atenções estarão centradas no concerto pelo projeto musical “Milhafre – Canções do meu chão” a partir de autores concelhios.

O livro em destaque neste dia é “O Foral de Oliveira do Hospital e o seu contexto histórico – 27 de fevereiro de 1514” de António Rodrigues Gonçalves, e ao longo de todo o dia, além do serviço educativo da BMOH, serão disponibilizados rastreios da tensão arterial, glicémia e colesterol. A Liga de Melhoramentos de Travanca de Lagos também estará presente com vários jogos tradicionais.

O último dia, 1 de junho, será dedicado aos mais novos e à comemoração do Dia Mundial da Criança. A manhã começa com atividades desportivas pela Santa Casa da Misericórdia de Galizes que fará uma aula de zumba para toda a família, seguindo-se uma demonstração de patinagem pela secção de Hóquei em Patins do FCOH. Pelo meio dia propõe-se a realização de um piquenique familiar no Parque do Mandanelho e pelas 17h00, a Feira do Livro acolhe a realização de um mini concerto infantil. Ao longo do dia, a Santa Casa da Misericórdia de Galizes através do “Projeto Criança Solidária” irá realizar um conjunto de atividades dirigidas às crianças.

A 9.ª Feira do Livro funcionará entre as 10h00 e as 22h00, com exceção do último dia em que encerrará portas pelas 19h00 e todos os dias haverá pipocas, modelagem de balões, insufláveis. São parceiros nesta edição organizada pela Câmara de Oliveira do Hospital, além da ADI, as Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital e Lagares da Beira; o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital; os docentes da Atividades de Enriquecimento Curricular; a Rede Social e a PAASI – Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado de Oliveira do Hospital.

LEIA TAMBÉM

Municípios da CIM Região de Coimbra preocupados com responsabilização das Câmaras Municipais nas Faixas de Gestão de Combustível

Os 19 Municípios que compõe a CIM Região de Coimbra estão preocupados com a responsabilização …

CDS/PP pede ao Governo conclusão do IC6 até Oliveira do Hospital e construção do IC7 e IC37

O grupo parlamentar do CDS-PP recomendou ontem ao Governo a conclusão do Itinerário Complementar 6 …