Feira do Livro promove escritores concelhios até domingo

A decorrer no interior de uma tenda, localizada na Praça dos Combatentes da Grande Guerra, a quinta edição da Feira do Livro de Oliveira do Hospital apresenta-se este ano com um novo figurino.

“A feira é, toda ela, um conjunto de novidades desde o primeiro, ao último dia”, observou a vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, explicando que “a grande aposta do município assentou, essencialmente, na programação e no espaço”.

De acordo com Graça Silva, o certame não se resume apenas à existência de um espaço dedicado aos livros, mas também à cultura, à pedagogia e ao lazer. Destaque ainda para a “preocupação do município” em proporcionar “melhores condições” aos livreiros que participam no evento.

Ao nível da programação, a V Feira do Livro apresenta um conjunto diversificado de actividades, destinado a todas as idades. Contando até com a participação de escolas e IPSS, o certame assegura “movimentação diurna e nocturna”, com o objectivo de atrair mais pessoas e contribuir para o aumento das vendas por parte das livrarias.

“A tenda ajudou imenso a termos este conjunto de actividades, que penso que vai ser óptimo para o concelho”, referiu Graça Silva, considerando que a Feira vai ajudar a “levantar a moral e o espírito dos munícipes”.

Parte integrante do certame é também a promoção dos escritores do concelho. “Era fundamental que o fizéssemos, porque os nossos escritores estavam um pouco esquecidos”, frisou a vereadora, verificando que houve “uma boa resposta e todos ficaram gratos por terem sido lembrados”.

Na opinião de Graça Silva, a presença dos escritores locais vai contribuir para a promoção dos seus livros.

Numa organização da Câmara Municipal e Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, a V Feira do Livro tem duração até domingo, 13 de Junho.

Em cada um dos dias, os visitantes são brindados com a abordagem a temáticas diferentes. Depois do dia do pré-escolar assinalado ontem, o certame dedica o dia de hoje às IPSS e ao idoso.

Amanhã, a Feira assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e, na sexta-feira centra todas as atenções nas AEC. No sábado, as actividades incidem na Literatura Oral e Tradicional. O evento encerra domingo, com o dia a ser dedicado a Fernando Pessoa.

LEIA TAMBÉM

O ódio à escola. Autor: Renato Nunes

7h00. O despertador toca e Mauro enrola-se nos cobertores, assim que consegue silenciar o maldito …

Quem compra pássaros? Autor: Renato Nunes.

Todos os sábados, quando ainda mal amanhece, saio de casa em direcção ao mercado semanal. …