Feira do Queijo atraiu oito mil visitantes e vendeu 2100 quilos de queijo

 

Mais de duas toneladas de Queijo Serra da Estrela e Queijo de Ovelha Curado foram vendidas na 21ª Festa do Queijo Serra da Estrela e Outros Produtos Locais de Qualidade realizada no passado fim de semana em Oliveira do Hospital.

De acordo com dados avançado pelo município oliveirense, no total, os oito produtores presentes com queijaria licenciada e rebanho próprio transacionaram 2100 quilos de queijo.

Números que representam um acréscimo na ordem dos cinco por cento, em comparação com os resultados obtidos em 2011, ano em que as vendas não atingiram as duas toneladas de queijo vendido. Em ano de quebra de produção, o município sublinha a importância das vendas alcançadas.

De notar que, dos oito produtores presentes, apenas sete comercializaram o produto rei, já que a Ancose centrou a sua aposta na venda de outros produtos derivados do leite de ovelha.

Das sete queijarias, seis chegaram a esgotar o queijo que tinham reservado para o certame. Composto por 203 expositores, entre os quais produtores de vinho, enchido, mel, outras iguarias e artesanato, o evento também surpreendeu em matéria de adesão.

Dando apenas como certa a presença de 2600 visitantes que chegaram, em grupos organizados, 500 dos quais estiveram envolvidos em provas desportivas, a autarquia estima que pelo recinto da Festa do Queijo tenha passado um total de oito mil pessoas.

A animação foi uma constante na iniciativa tendo mobilizado 20 grupos, responsáveis pela presença de cerca de 500 músicos, dançarinos e atores. No total, a Festa do Queijo registou mais de meia centena de eventos distribuídos ao longo dos dois dias da feira.

Destaque para o Concurso de Gastronomia, cuja vitória coube ao doce “Delicia da Avó Serrana”, do restaurante “O Príncipe da Cidade”. Nos restantes lugares de honra ficaram a Escola Secundária de Oliveira do Hospital com o salgado “Lencinhos de Queijo”, e Maria Isabel Mendes com o doce “Queijada de Requeijão com Chila”.

A 21ª Festa do Queijo Serra da Estela e Outros Produtos Locais de Qualidade é entendida pela organização como “a melhor de sempre”.

Isto mesmo foi referido pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, ao início da tarde de domingo, que também deu conta da sua ambição de, em 2013, a autarquia avançar com um certame de nível superior.

LEIA TAMBÉM

Primeiro-ministro vê nas biorefinarias uma “oportunidade” para aproveitar a floresta e elogia trabalho desenvolvido na BLC3

O primeiro-ministro destacou ontem na inauguração do Campus de Tecnologia e Inovação BLC3, em Oliveira do …

António Costa remete construção do IC6 para “quando haja condições financeiras”

O primeiro-ministro não se compromete com uma data para a construção do IC6 entre Tábua …