Felipe VI proclamado rei de Espanha

Felipe de Borbón foi proclamado, esta quinta-feira, Felipe VI, rei de Espanha, durante uma sessão histórica conjunta das duas câmaras das Cortes Gerais espanholas.

“Juro desempenhar fielmente as minhas funções, guardar e fazer guardar a Constituição e as leis e respeitar os direitos dos cidadãos e das comunidades autónomas”, declarou Felipe Vi no seu juramento.

Jesus Posada, presidente do Congresso de Deputados, abriu a cerimónia, recordando que as cortes se reuniram para receber o juramento.

“As cortes gerais acabam de receber o juramento. Em cumprimento da consttuição fica proclamado rei de Espanha don Felipe de Borbon e Grecia, que governara como rei Felipe VI. Via o rei, Viva Espanha”, anunciou Posada, antes de ser tocado o hino nacional espanhol.

A cerimónia histórica, que marca a proclamação do primeiro rei em democracia em Espanha, decorre perante mais de mil convidados, incluindo a família real, membros do Governo, ex-presidentes do Governo e presidentes de Governos regionais.

A cerimónia arrancou com um forte e longo aplauso aos novos reis, com Felipe VI e a rainha Letizia, sorridentes, a acenar com a cabeça. “Abre-se a sessão”, disse Jesus Posada, presidente do Congresso de Deputados.

Em Espanha um novo rei não é nem coroado nem entronizado, tendo que, em vez disso, prestar juramento e ser proclamado, com a Constituição a determinar que a Coroa é hereditária nos sucessores de Juan Carlos I de Borbón.

Ao contrário do que aconteceu durante o juramento de Juan Carlos – que jurou com a mão sob uma bíblia e ao lado de um crucifixo – não há qualquer símbolo religioso na cerimónia de proclamação de Felipe VI.

jn.pt

LEIA TAMBÉM

Uma insólita invasão de javalis na cidade de Viseu

Uma ‘praga’ de javalis tem invadido todas as noites a cidade de Viseu, revela o …

Identificados quatro suspeitos de incêndio após queimadas em Viseu

A GNR anunciou hoje que identificou quatro pessoas em Lordosa, no concelho de Viseu, na …