“Férias Ativas” estão a decorrer na Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira

As “Férias Ativas” começaram esta semana nas instalações da Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira e até ao final do mês vão ocupar as crianças, em idade escolar, de forma lúdico-pedagógica.

Trata-se de um projeto que já era desenvolvido na biblioteca da cidade e que este ano se estende ao equipamento de Lagares da Beira proporcionando dessa forma a dinamização do espaço e a promoção de várias atividades dirigidas às crianças entre os 6 e os 10 anos.

O arranque do plano de atividades para estas duas semanas foi apadrinhado pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino e pela vereadora da Educação e da Cultura, Graça Silva que acompanharam o início das iniciativas.

Sobre esta iniciativa das Bibliotecas Públicas Municipais, a vereadora Graça Silva realçou a importância das “Férias Ativas” que ocupam os mais novos e lhes permitem o contacto com “várias atividades durante estes dias”. As tardes, entre as 14h00 e as 16h30 estão a ser ocupadas com atividades temáticas como: oficina de escrita, expressão dramática, oficina de ilustração, jogos didáticos, oficina de cozinha criativa, oficina teatro de fantoches, teatro de fantoches, aguarela na leitura, oficina de instrumentos musicais.

Num dia em que estavam também presentes as crianças que frequentam a instituição Obra de Eugénia Garcia Monteiro de Brito, a vereadora da Cultura desafiou os responsáveis a visitarem a Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira e a “fazer deste um espaço complementar da vossa casa”, onde podem usufruir de várias atividades culturais e motivar os mais novos para a leitura.

A acompanhar o arranque das “Férias Ativas” esteve também a presidente da Junta de Freguesia de Lagares da Beira, Olga Bandeira que considerou “numa vila como a nossa é um privilégio ter um espaço destes”, uma casa que foi a escola de muitas gerações e “que hoje está cheia de livros, de cor, de jogos e outras atividades para usufruírem”, disse dirigindo-se aos mais novos. Olga Bandeira agradeceu ainda o “empenho da Câmara Municipal para manter este espaço ativo e que tem servido para divulgar a leitura e a cultura”.

Em ambiente de conversa com os mais novos, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital congratulou-se pelo trabalho desenvolvido pelas Bibliotecas Municipais que “têm grandes responsabilidades e têm feito um bom trabalho”. Nesse âmbito, o presidente José Carlos Alexandrino lançou o desafio: “temos de ir mais longe e dar novas dinâmicas” considerando que as estruturas também têm de se adaptar aos desafios das novas gerações. Defendendo que “os equipamentos só fazem sentido com atividades e com público”, o autarca realçou que é necessário ter “um plano estratégico para as duas bibliotecas” públicas do concelho.

O programa “Férias Ativas” será depois desenvolvido nas instalações da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, entre 7 de julho e 1 de agosto, sendo que se encontram abertas as inscrições até ao final do mês, 30 de junho.

LEIA TAMBÉM

IP reforça meios de prevenção e limpeza de gelo e neve nas estradas da Serra da Estrela com novo Silo de Sal-gema na Guarda

A Infra-estruturas de Portugal (IP) instalou na Guarda, um novo silo de sal-gema com capacidade …

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …