Com o objectivo de promover a ocupação saudável dos tempos livres dos jovens do concelho, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou, dia 9, a terceira edição do programa “Férias Ocupadas” que irá vigorar no período das férias de Verão entre 30 de Junho e 29 de Agosto.

Férias ocupadas para quatro centenas de jovens

Imagem vazia padrãoDestinado a quatro centenas de jovens, o programa abrange várias áreas de intervenção como o ambiente, protecção civil, apoio a crianças e idosos, cultura, património, combate à exclusão social, desporto, saúde e outras áreas de reconhecido interesse social, cabendo às entidades beneficiárias – freguesias, associações juvenis, entidades diversas de interesse público e entidades privadas sem fins lucrativos – apresentar as respectivas candidaturas até ao final do mês de Abril. Os jovens interessados em participar devem efectuar as suas candidaturas entre 15 de Maio e 15 de Junho.

“Férias Ocupadas” foi apresentado pelo presidente da Câmara Municipal como “um bom projecto”, por considerar “importante” que os jovens “aproveitem o período não lectivo para viverem experiências próprias que lhes dêem maior concentração e uma perspectiva diferente das instituições onde estão inseridos”. Mário Alves revelou que o projecto representa um investimento de 25 mil euros que suporta a ocupação dos jovens, a que acresce o valor do seguro que – como disse – rondará os cinco mil euros. Revelou que este ano, fruto da avaliação de anteriores projectos, a autarquia decidiu alargar para 200 jovens – no ano passado eram apenas 150 – as candidaturas para a faixa etária entre os 12 e os 15 anos, mantendo-se também as duas centenas na faixa entre os16 e os 20 anos. A outra novidade recai no valor atribuído diariamente aos jovens da primeira faixa etária que passou de quatro para cinco euros. Mantêm-se os 7,50 euros para os jovens com idades entre os 16 e os 20 anos. Note-se que este programa de Verão está estruturado em quatro períodos com a duração mínima de dez dias cada, estando contudo reservado a jovens que residam no concelho há mais de dois anos e estejam integrados no sistema de ensino ou de formação profissional.

Na apresentação do programa, o presidente da autarquia apelou às entidades beneficiárias do programa para que sensibilizem os jovens no sentido de participarem na Semana da Juventude. “É com esse objectivo que a desenvolvemos”, referiu, sublinhando que “se vê pouco interesse” da parte dos jovens para actividades como conferências e seminários. “Hoje quem não tem informação não chega à formação”, notou o autarca, lembrando que “as aprendizagens também se fazem na escola paralela”.

N.R. A apresentação do programa Férias Ocupadas teve lugar, ao início da tarde do do dia 9 de Abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, para a qual foram convidados os órgãos de comunicação social locais e regionais e entidades beneficiárias do projecto. Note-se que a excepção voltou a recair sobre o Correio da Beira Serra que continua a não constar da lista de entidades a convidar pela autarquia.

LEIA TAMBÉM

Jovens cientistas da EPTOLIVA de Tábua desenvolvem Compósito Antisséptico e conquistam segundo lugar na XI Mostra Nacional de Ciência

Jovens estudantes da Eptoliva, na Tábua, no distrito de Coimbra, desenvolveram uma solução desinfectante a …

A escola ou a escolinha (?). Autor: António Ferro.

Durante várias décadas, fui assistindo às mudanças (algumas drásticas e escusadas) no sistema de ensino …