Fernando Mendes foi à EBI da Ponte das Três Entradas promover hábitos de leitura

 

A visita do conhecido ator Fernando Mendes traduziu-se, ontem, no principal momento da Semana da Leitura que está a decorrer na Escola Básica Integrada (EBI) da Ponte das Três Entradas.

Autor de “Era uma vez…os contos favoritos de Fernando Mendes”, o conhecido apresentador de televisão fez as delícias de pequenos e graúdos numa sessão onde não faltou o característico sentido de humor e a boa disposição.

Paralelamente, Fernando Mendes foi presenteado pelos alunos com canções, poemas e ilustrações que resultaram na promessa de, na próxima segunda-feira, o apresentador ler em direto, no programa Preço Certo da RTP1 a letra da canção que lhe foi entregue.

Para além dos alunos do 1º CEB, também os restantes alunos e comunidade educativa tiveram oportunidade de contactar com o autor de contos infantis, durante uma sessão de autógrafos que teve lugar na biblioteca escolar.

Para a diretora do Agrupamento de Escolas do Vale do Alva, a iniciativa revestiu-se de importância pelo facto de contribuir para um dos objetivos da escola e que passa por “proporcionar o maior número de vivências e de informação aos alunos”.

“Estamos votados ao isolamento e é uma mais valia fazer com que as coisas venham até nós”, referiu Sandra Fidalgo ao correiodabeiraserra.com, lembrando que “não é a primeira vez que a escola promove este tipo de iniciativas” com o intuito de incutir hábitos de leitura junto dos mais novos.

“Não há tanto hábito de leitura como é desejável”

Admitindo que “não há tanto hábito de leitura como é desejável”, a diretora da EBI da Ponte das Três Entradas constata que os alunos são diariamente confrontados com “outras solicitações no âmbito das novas tecnologias”.

Compreende, por isso, que, por exemplo, alguns livros infantis se façam acompanhar por versões em DVD, como acontece com a obra recentemente lançada por Fernando Mendes. Neste domínio, Sandra Fidalgo não deixa de apreciar a mais valia da dupla faceta, por entender que “a oralidade é muito importante”.

A este diário digital, a diretora assegurou que um dos objetivos da EBI é continuar a apostar na promoção de práticas de leitura, porque vai contribuir para “o sucesso educativo”.

Para além da mais valia educativa que representou a visita de Fernando Mendes e de outras personalidades que, em anos anteriores passaram pelo agrupamento escolar, Sandra Fidalgo destaca o facto de a iniciativa permitir levar longe o nome de Oliveira do Hospital. “Podem ser portadores da nossa mensagem”, verificou, notando igualmente que “é meio caminho para eles voltarem”.

A diretora escolar não deixa ainda de apreciar o humanismo de Fernando Mendes que acedeu deslocar-se à escola sem qualquer contrapartida financeira. “Deu o melhor de si em troca de praticamente nada”, observou, contando que à escola apenas coube a promoção do livro de contos junto da comunidade educativa.

LEIA TAMBÉM

A escola ou a escolinha (?). Autor: António Ferro.

Durante várias décadas, fui assistindo às mudanças (algumas drásticas e escusadas) no sistema de ensino …

Amianto nas escolas de Oliveira do Hospital será retirado durante as férias lectivas de Verão

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garante que a remoção do amianto das …