Festa do Queijo com iniciativas múltiplas em Oliveira do Hospital

O certame é inaugurado na manhã de sábado, 15 de março, com a presença do secretário de Estado da Administração local. Até domingo, dia 16, a Feira decorre no âmbito de um programa variado, com destaque para fabrico ao vivo de queijo, tosquia de ovelhas, showcooking, exposições temáticas e lançamento de um livro.

António Leitão Amaro é esperado na manhã do próximo sábado, pelas 11h00, em Oliveira do Hospital. O secretário de Estado da Administração local vai, juntamente com o presidente da Câmara Municipal e restante comitiva proceder à inauguração oficial da 23ª festa do Queijo Serra da Estrela, momento que será seguido por visita ao certame.

Da edição que, pela primeira vez, vai acontecer no largo Ribeiro do Amaral faz parte uma multiplicidade de iniciativas alusivas à prática da pastorícia e fabrico do queijo Serra da Estrela- tosquia de ovelhas, fabrico ao vivo de queijo, ciclo da lã – bem como à gastronomia, havendo lugar a sessões de show cooking com os chefes Ivan Fernandes e Cristina Manso Preto, concurso de gastronomia e escolinha do queijo/serviço educativo.

Um programa que foi apresentado, em conferência de imprensa, pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Graça Silva aludiu em particular às exposições temáticas que os visitantes podem apreciar na Biblioteca Municipal, casa da Cultura César Oliveira e Museu Municipal Dr. Simões Saraiva e a todo o programa de animação com que a Câmara municipal espera “dar alegria” ao certame no sábado e domingo. Garantida está a presença das fanfarras das duas corporações de bombeiros do concelho, filarmónicas, grupo de bombos e grupos culturais, de concertinas e de cantares. Previsto está também o lançamento do livro “30 maneiras de fazer queijo” de António Freire Lobo Vaz Patto. Novidade no certame é a realização do festival de Folclore do concelho que vai ter lugar a partir das 14h00 de domingo, 16 de março.

Em paralelo com a realização da feira, tem lugar no domingo, dia 16, a 8ª maratona de BTT/Lazer, organizada pela secção de BTT/ Lazer do Clube Seita. No sábado, a partir das 10h00, realiza-se o 3º Passeio Equestre Rotas da Pastorícia, promovido pela Associação dos Cavaleiros Hospitaleiros de Oliveira do Hospital.

Aos visitantes que são esperados na Festa, a Câmara Municipal proporciona ainda um pacote turístico, com visita a monumentos do concelho como a Igreja Moçárabe de Lourosa, Capela de Sant’Ana, Capela dos Ferreiros, museus e cidade romana da Bobadela. Uma oferta só possível- refere a vereadora Graça Silva- devido ao bom envolvimento dos alunos de animação turística da Eptoliva e Secundária do concelho de Oliveira do Hospital.

A antecipar a Festa do Queijo está também a Semana da Gastronomia, que desde a passada sexta feira tem proporcionado aos visitantes a degustação de pratos como o borrego, arroz de suã, torresmos serranos, feijoada dos pastores, queijo Serra da Estrela e requeijão com doce de abóbora, junto dos 10 restaurantes aderentes à iniciativa: Almeidense (O. Hospital), Albergaria do Choupal (S. Gião), Beira Rio (Lagares da Beira), Costa e Madeira, Lda ( O. Hospital), Casa da Beira ( Vendas de Galizes), Cristina (Aldeia Formosa), Bar da Carvalha (Lagares da Beira), El Montadito (O. Hospital), João Brandão (Aldeia das Dez) e Johnny’s (O. Hospital).

LEIA TAMBÉM

Atropelamento mortal em Candosa, concelho de Tábua

Mulher morreu hoje em Oliveira do Hospital vítima de atropelamento na EN17 junto ao Lidl

Uma mulher, com 60 anos, morreu ao final da manhã de hoje na sequência de …

Detidos incendiários em Viseu, Vouzela e Tondela

A Polícia Judiciária deteve um homem, de 41 anos, casado, servente de pedreiro, pela presumível …