Festa do Queijo de Oliveira do Hospital arrancou hoje e vai ajudar centro de recria de ovelhas

Aa 27ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que hoje teve início e decorre até amanhã, no Largo Ribeiro do Amaral vai ajudar no renancimento dos rebanhos de ovelhas. O presidente da autarquia oliveirense, José Carlos Alexandrino, anunciou que a autarquia vai doar ao centro de recria da Ancose as verbas que eram atribuídas em prémios às melhores ovelhas.

“Ainda é uma verba significativa. Como não é possível realizar esse concurso por falta de animais, a verba será atribuída ao centro de recria para apadrinhar mais borregos. É um bom investimento para devolver ovelhas aos pastores”, frisou José Carlos Alexandrino, recordando que o Queijo Serra da Estrela foi muito afectado pelos incêndios de 15 de Outubro devido à morte de muitos animais. “Morreram milhares de ovelhas e um número elevado de cabras. Mas o dia de hoje serve para mostrar que somos capazes de nos reerguer. Os expositores que se encontram aqui foram afectados por essa catástrofe”, referiu o autarca, apelando para que os visitantes comprem queijo para ajudar os produtores.

José Carlos Alexandrino considerou mesmo que a feira se realiza sob três pilares: solidariedade, agradecimento e renascimento. O momento alto do evento está, reservado para amanhã quando se realizar um almoço solidário com mil pessoas, que contará com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

LEIA TAMBÉM

Cães selvagens estão a atacar e matar ovelhas e vespas a atacar colmeias em Oliveira do Hospital

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) lançou ontem um apelo ao director regional …

Sociedade Recreativa Penalvense recebe XV Encontro de Tunas

A Sociedade Recreativa Penalvense recebe, este domingo, o XV Encontro de Tunas, em Penalva de …