Festa do Queijo é destino turístico de 40 freguesias de todo o país

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital volta a ser o destino turístico preferido de quatro dezenas de Juntas de Freguesia de todo o país, que elegeram o certame para a realização dos seus habituais passeios anuais.

Uma preferência que resulta do repto lançado pela Câmara Municipal às juntas de freguesia de todo o país e que vai resultar na presença de 2500 visitantes provenientes dos concelhos de Coimbra, da Área Metropolitana de Lisboa (Almada, Amadora, Lisboa, Mafra, Montijo, Seixal, Sesimbra, Sintra, Vila Franca de Xira) e do Grande Porto (Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim). Nas imediações do certame são aguardados cerca de meia centena de autocarros.

A motivar a presença das dezenas de grupos organizados, está – como garante a autarquia oliveirense – um programa misto composto pela visita à feira e a passagem por alguns dos principais monumentos concelhios, como a Capela dos Ferreiros de Oliveira do Hospital, o Fórum Romano da Bobadela e a Igreja Moçárabe de Lourosa, monumentos nacionais, ou outros espaços como a Anta da Arcainha e as Palheiras de Fiais da Beira.

A cada grupo será disponibilizado um guia, proveniente dos cursos profissionais de Técnico de Turismo da EPTOLIVA. A Festa do Queijo de Oliveira do Hospital não se esgota na venda de produtos endógenos de qualidade e do artesanato.

Paralelamente, na tenda de eventos serão dinamizadas várias iniciativas em torno do Queijo Serra da Estrela. Está confirmada a presença da Chef Cristina Manso Preto, que na manhã de sábado fará um show-cooking com receitas de base Serra da Estrela e que repetirá a presença na manhã de domingo, no workshop “Cozinha para Crianças”. Os mais novos são ainda o público-alvo da já conhecida Escolinha do Queijo, onde são promovidas diversas atividades ao longo do horário de funcionamento da feira. No sábado, decorrerá também o concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela” e será promovida uma apresentação ao vivo de Cães da Serra da Estrela, com a presença garantida da Confraria do Cão da Serra da Estrela e da LICRASE. No domingo, a Tenda de Eventos acolhe, ao início da tarde, a comunicação “Queijo Rabaçal – uma fatia do Sicó” e a sessão de apresentação e degustação deste queijo convidado da Feira. Seguir-se-á uma sessão de cozinha de receitas de base Serra da Estrela pelos alunos do curso de Restauração da Escola Secundária de Oliveira do Hospital.

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …