Festa do queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital recebeu vários milhares de pessoas atraídos pelo certame e pelo programa da TVI

Vários milhares de pessoas marcaram presença no segundo dia da 24ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital. O largo Ribeiro do Amaral encheu, com as pessoas a sentirem algumas dificuldades para conseguirem chegar junto ao palco onde actuavam os convidados do programa “Somos Portugal” da TVI que se assumiram como a principal atracção do certame. Muitos consideraram mesmo que foi a maior concentração de pessoas num evento realizado nesta cidade da Beira Alta. Um número que se começou a desvanecer ao fim da tarde, quando o programa entrou na recta final.

Grande parte da multidão, em bom rigor, preocupou-se sobretudo com o evento televisivo e em conseguir um lugar que lhes permitisse aparecer no ecrã. Nem faltaram os já habituais cartazes com beijos, abraços para os familiares distantes. Com o queijo, que deveria ser a principal atracção, a cair como que para segundo plano. Mas, embora de fugida, até os proprietários das três abóboras premiadas, das sete que entraram no concurso da maior abóbora de Oliveira do Hospital, encontraram o seu momento de fama.

Alguns dos visitantes ainda tiveram oportunidade de provar aquele que pretendia ser o maior requeijão do mundo. Segundo os responsáveis conseguiram mesmo atingir os 24 quilos previstos, depois de terem sido utilizados 600 litros de soro e de ser confeccionado por seis queijeiras. A acompanhar esteve também o doce de abóbora (para o qual não foi utilizado nenhum dos frutos premiados), preparado durante a tarde no espaço da festa com a ajuda de alguns alunos de cozinha de Oliveira do Hospital.

A aposta da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que pretendia conseguir o maior evento de sempre, mereceu, no sábado, vários elogios por parte das personalidades convidadas, inclusive do secretário de Estado da Administração Interna. João Almeida sublinhou que, pela terceira vez, encontra uma versão diferente desta Festa e reconheceu que a actual “é uma solução muito feliz”. “Espero que permita atrair ainda mais gente, promovendo a região e os produtos endógenos”, sublinhou o governante durante a cerimónia de inauguração do certame.

Antes, José Carlos Alexandrino tinha referido que esta é uma festa dos pastores, queijeiras e produtores, reconhecendo que o queijo Serra da Estrela é uma alavanca para ajudar a projectar o nome de Oliveira do Hospital. O presidente da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, Manuel Marques, também mostrou o seu apreço pelo certame que, no seu entender, é um tributo aos pastores e queijeiras.

O responsável pelo Turismo do Centro, Pedro Machado, por seu lado, considerou que a organização deste evento, importante para promover a região, ajuda a atrair turistas e a fixar mais pessoas, é um exemplo de cooperação entre instituições. “Podemos ir ainda mais longe, levando estas mostras ao Porto e a Lisboa”, desafiou.

IMG_5349 (Medium) IMG_5353 (Medium) IMG_5356 (Medium) IMG_5358 (Medium) IMG_5361 (Medium) IMG_5362 (Medium) IMG_5379 (Medium) IMG_5381 (Medium) IMG_5383 (Medium) IMG_5386 (Medium) IMG_5384 (Medium) IMG_5385 (Medium) IMG_5389 (Medium)

LEIA TAMBÉM

Silêncio do Governo sobre IC6 no lançamento da requalificação do IP3 deixa José Carlos Alexandrino desagradado

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do hospital mostrou-se “bastante desagradado” com o Governo, …

CTT oferecem veículos a bombeiros de Oliveira do Hospital e de Castelo Branco

Os CTT – Correios de Portugal doaram dois veículos às corporações de bombeiros de Oliveira …

  • Sou o maior

    Se continuar assim, vai ser um descalabro. Hoje não chegaram aos 4000 visitantes, a contar com expositores, ranchos, grupos, confrarias, etc…
    Como é Sr Presidente? É assim que é a maior?

  • Politicalex

    Sim bem contados, visitantes os amantes de festa do costume…Já nem com o almocito pago … mesmo assim parece que andavam bem “alegres”…

  • Adjunto de ordens

    Bandas ranchos, concertinas e afins mais os confrades mais os convidados dá uns mil.Oliveira tem 5 mil.Andavam lá uns três mil.Conclusão: 3 mil Oliveirenses não se deram ao trabalho de ir ver a festarola… e, nisto de números, “raramente tenho dúvidas e nunca me engano”…Amanhã, o “sucesso ” do costume com mais de vinte mil visitantes que compraram 3 toneladas de queijo… de “leite genuino” Aqui não há espanhol… só há de pacote…

  • Vinte mil carapaus

    Sr Presidente, têm que vir muitos autocarros carregadinhos de pessoal amanhã. Mesmo assim não sei onde vai arranjar tanta gente para chegarem aos vinte mil.
    Sr Presidente, faça lá a festa por 10 mil, e não diga que vai daqui.

  • Guerra Junqueiro

    A coisa promete. Já tivemos hoje a promoção da abóbora, o grande produto endógeno do concelho. Conhecemos o famoso Narciso do rio Seia, isto tudo na festa do queijo que este ano tem o requeijão como figura de proa e que se realiza no 1º Domingo Gordo da Quaresma.
    Sr Presidente, só lhe posso dar os parabéns, o Sr para além de ter o concelho promovido além fronteiras, têm-o vendido, azar, é não ser este em que vivemos, nem se conhecer realmente qual é. É algum que o Sr tem na cabeça, e que ninguém mais conhece.
    Já agora, faltaram alguns 12 ou 13 mil aos seus 20 mil.

    Cumprimentos
    Guerra Junqueiro

    • Rede Natura 2000

      “Narciso do rio Seia” ???
      Que IGNORANTE!
      Narciso do Mondego, ou Narcissus scaberulus.

      Ah! Também há Narcisos do Ervedal, mas isso são outros vegetais.

      • Tiro ao lado

        Exactamente que ignorantes, trazerem cá a TVI para dizerem isso a todo o País. Valia mais irem às cou…, não às abóboras.

  • Guerra Junqueiro

    Andam a ler o CBS de um modo just in time, já avisaram o programa “Portugal no Coração” mas aproveitem para dizer ao rapaz da TVI que se cale com o Domingo Gordo, pois agora diz que é o último Domingo de Fevereiro, e quase que jura pelos pais.
    Isto está cada vez melhor. Vamos ver se aprende até ao fim do programa.

    Cumprimentos
    Guerra Junqueiro

  • desalinhado

    DEIXEM LÁ OS 10, 20, 30 OU OS 5 MIL…….. APESAR DE TODO O ALVOROÇO NESTES DOIS DIAS, TEMOS QUE CONCORDAR QUE FOI UMA BOA PROPAGANDA PARA O CONCELHO. a ABÓBORA, O REQUEIJÃO, ETC, ETC ERAM DISPENSÁVEIS MAS NEM TUDO FOI MAU. aSSIM SENDO, PARABENS AO SR PRESIDENTE E COMPANHIA. REPITO NEM TUDO FOI MAU, EM TEMPOS DE CRISE DIAS COMO ESTE SÃO SEMPRE BEM VINDOS.

  • Mário Carvalho

    Mais uma para calar a boca aos invejosos! Nesta grandiosa festa do queijo, sei de fonte segura que estiveram mais de 3 milhões de pessoas e que foram vendidos cerca de 60 mil quilos de queijo.
    Que grande balde de água o nosso grande presidente Alexandrino atirou a todos os invesojos. Aprendam como se trabalha seus parolos.

    • Juízo

      Epá, sendo assim, quase um 1/3 da população portuguesa veio até Oliveira. Juízo, Mário Carvalho, às vezes tem de se filtrar, não podemos acreditar em tudo que nos dizem.
      Como diz o outro “com papas e bolos se enganam os tolos”

  • A.S.Lopes

    Mais um fiasco. Era isto a maior festa do queijo? Querem é festa. As pessoas não eram assim tantas nem o nosso concelho vale o que o presidente diz. Alguém que os acorde. O concelho está cansado e farto do Alex e companhia.

  • Toliceiro

    Aos dois tolinhos que andam aqui nos comentários e que toda a gente sabem quem são o melhor é irem para a feira vender o Borda d´Agua. São uns tristes.

    • 20 mil sombras de Alex

      Isso foi o melhor da festa?
      Está mesmo mal a coisa, estão aí 3000 pessoas.
      Faz lá as contas à moda do executivo, para a malta se rir.
      Ainda vêm mostrar esta desgraça.

  • Adeus queijo

    O grande entrevistado foi o FTP, ainda ele não tem queijos, quando tiver, é entrevista exclusiva.
    É uma vergonha aproveitarem o queijo para ser motivo de mais festas. Vamos ver as contas.

    • Assembleia Municipal

      Propaganda a ginja,à pastelaria Primavera,ao enchido e ao vinho do amigo.Grande Festa feira.

      • Adeus queijo

        Já estamos a ver o grande negócio que foi o “café central”.
        Amigos, amigos negócios à grande.
        E o queijo? Que se lixe o queijo.

  • CAMG

    Senhor presidente , voce deve e trabalhar e vigilar mais o seu pessoal de confiança .. e nao deixar que outros façam um trabalho mal feito ( un tal Sr Francisco ) , e vergonhoso ; talvez tenha queijo para o ano inteiro .

  • Zé das Festas

    Só com a magnífica “caravana” do PSD de sábado eram mais de 50000.
    Falam mal das festas, mas gostam de desfilar por lá, nem que seja disfarçados com uns trajes esquisitos.

    • Tiro ao lado

      O PSD tem trajes esquisitos? Ou andavam disfarçados?

      • Confrade do tremoço

        Por coincidência uns do PSD estiveram a mostrar-se ao “povo” outros andavam por lá feitos importantes com umas roupas que pareciam uns bibes. O que interessa é que dizem mal e foram para lá encher a leira.

        • Tiro ao lado

          Ai foi? Ouvi dizer que nem um copo de água.
          Vento e sombras de paredes.
          Uma barrigada de fome.

          • Cheio de fome

            vai lá para a cama que a Maria está com frio e fome!
            😉

          • Tiro ao lado

            Eu não durmo. Temos que dar de comer aos famintos e aquecer os friorentos.
            Dá-lhe lume, e depois não digas que te queimas.

          • :)

            És tão previsível!
            🙂

          • Tiro ao lado

            Pois és. Serviu-te o Barrete.

        • Assembleia Municipal

          Que eu saiba nem uma fatia de pão lá tinham. Andei por ali nos dois dias e só vi comer os amigos PS e as excursões. Para a comezaina e a dormidinha tudo aparece. Ai povo que tudo pagas!

    • Assembleia Municipal

      Tanta inveja dos fatinhos. Quem me dera ser um deles.

  • Queijo Serra da Estrela – DOP

    Queijeiros dizem que foi o melhor ano de sempre em vendas!
    Sugiro ao CBS que os entreviste e façam mais um esforcito para publicar uma noticia de forma idónea.

    • Tiro ao lado

      Quantas toneladas venderam?
      Se cada um dos 20 mil comprasse um queijo de meio quilo já davam 10 toneladas.

      • Engenheiro

        Ola que não és bons em contas, estimaste 2.000.000€ de aumento de receitas da água e nem 1.500.000 facturaram no total

        • Tiro ao lado

          O deMente, volta à carga.
          Nem de pancada és farto. Quantas vezes já te explicou? A tua cabecita não dá para isso. Vai mas é beber uma Sagres.
          O que se estima, é que vais ter que dar ao chinelo, que já parasitaste demais.

        • Syd Barrett

          Lá para os lados de Lagares dizem que não és bom de contas.
          É verdade ou é mentira?
          Deixa-te de números, pois a tua vida são outros números (de circo), dedica-te à procura de trabalho para não comprometeres o futuro.

          • empresário

            É como mais a norte, há uns trabalhadores que devido à competência dos patrões ficaram sem o emprego e uns ordenados.

          • Isto está mesmo bom

            Isso era prendê-los. Quem são?
            E aqueles indivíduos que receberam umas cartinhas para acertar umas continhas? Vamos ver se são de contas…

          • Assembleia Municipal

            Paguem a quem devem e calem o bico. Toda a gente sabe das contas em atraso.

  • Costa

    Festa do Queijo Oliveira do Hospital
    Estive ver estes comentários, acho alguns comentários de gente pouco culta!!
    Tomara-mos que este e outros eventos como este, se realizassem vários durante o ano nesta cidade, fazia com que o concelho crescesse, toda gente ganhasse dinheiro, porque isto é bom para toda gente.
    Esta gente que faz estes comentários parece que quer o pior para nosso concelho!!
    Para se fazer este tipo de eventos é necessário apostar na sua divulgação, o que está resultar muito bem.
    Estive lá estes dois dias, e não imagino quantos visitantes estiveram por lá, mas estiveram por uns bons milhares seguramente!!!
    Esta gente que faz estes comentários, talvez são aqueles que acabaram com tudo o que se fazia no concelho, e que agora não estão gostar do sucesso destas iniciativas!! que devem continuar, e cada vez com mais força!!!!
    Os meus parabéns a todos os envolvidos.

    • Pouco culto

      Vamos de festa em festa até à falência total. O queijo já foi.