Festa do Queijo Serra da Estrela realiza-se este ano no largo Ribeiro do Amaral

A XXIII edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital realiza-se este ano nos dias 15 e 16 de março na zona mais emblemática da cidade – o largo Ribeiro do Amaral.

Esta deslocalização do certame para a principal sala de visitas de Oliveira do Hospital, pretende dar uma nova visibilidade à Festa do Queijo Serra da Estrela e, em simultâneo, contribuir para a promoção do comércio tradicional ali existente.

“O evento, que contará com a participação de cerca de 200 expositores, vem atraindo anualmente milhares de visitantes e é hoje a maior festa do género no país”, informa a autarquia em comunicado.

Tendo sempre o Queijo Serra da Estrela como principal “figura” de cartaz, a edição que está a ser preparada para o próximo mês de março volta a privilegiar os espaços de exposição ligados a outros produtos locais de qualidade, artesanato e gastronomia, e mantém toda a sua autenticidade de saberes e sabores ancestrais.

“Procurando ser uma mostra viva da tradicional atividade inerente à produção de uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa, a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital é hoje um acontecimento de referência no país, que se vem traduzindo num importante contributo para alavancar a economia local”, adianta a autarquia.

O certame, que decorrerá no fim de semana que antecede o início da Primavera contará – entre outras iniciativas – com as habituais provas de queijo e enchido, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, feira de artesanato e colecionismo, exposição animal e, ainda, o já habitual “Show-Cooking” e um concurso de gastronomia.

Na edição deste ano, o queijo convidado é o “Manchego”, um afamado queijo espanhol da zona de Castilla-La Mancha.

A Festa do Queijo Serra da Estrela, conta também com uma vasta programação cultural e desportiva, como, por exemplo, o “Ciclo da Lã”, passeios equestres e BTT Lazer.

LEIA TAMBÉM

Denuncia do grupo do empresário Fernando Tavares Pereira coloca IMT sob investigação do DIAP

Duas empresas do grupo Tavfer, do empresário Fernando Tavares Pereira, a CIMA – Centro de …

Universidade de Coimbra aposta na folha de mirtilo para tratamento da Esclerosa Múltipla

Um projecto de investigação da Universidade de Coimbra aposta no potencial terapêutico da folha de …