Festa do Queijo Serra da Estrela realiza-se este fim de semana em Oliveira do Hospital

Tem início amanhã, em Oliveira do Hospital, a 23ª Festa do Queijo Serra da Estrela e outros produtos locais de qualidade. Entendida pela autarquia como “a maior festa do Queijo Serra da Estrela do país”, a iniciativa decorre até domingo, no Largo Ribeiro do Amaral.

A feira será inaugurada amanhã, pelas 11h00, com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, entre outras entidades.

A restante programação manterá a matriz adotada nos últimos anos, com uma forte vertente lúdica e formativa, envolvendo atividades em áreas tão distintas como o Desporto, a Cultura, a Gastronomia ou o Turismo, que terão como missão emoldurar a estrela do certame, o Queijo Serra da Estrela.

Participam nesta edição mais de duas centenas de expositores que marcam presença com produtos agroalimentares e produtos artesanais. O Queijo Serra da Estrela terá a primazia através das queijarias que têm aderido à certificação e têm estatuto de produtor DOP, sendo ainda dado destaque aos produtores de queijo de ovelha curado que cumprem os requisitos de certificação mas não aderem à DOP. Registe-se que o concelho de Oliveira do Hospital continua este ano a ser uma referência em termos de produção de Queijo Serra da Estrela DOP.

Outros produtos que terão forte presença na feira, como os enchidos, os bolos e doçarias, o azeite, vinho do Dão e licores, mel e doces tradicionais.

A mostra de produtos agroalimentares é complementada pela oferta de artesanato variado, exposição de apicultura, feira de velharias/colecionismo, mostra e tosquia de ovelhas Serra da Estrela, exposições, jogos tradicionais, fabrico ao vivo de Queijo Serra da Estrela e mostra de cães Serra da Estrela. Ponto incontornável ao longo dos dois dias da Festa do Queijo Serra da Estrela são as apetecíveis provas de queijo e enchido.

LEIA TAMBÉM

Incêndio

Incêndios de 2017 afectaram a qualidade da água para consumo

Os grandes incêndios florestais ocorridos em Portugal em 2017 tiveram impacto na qualidade da água …

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Iniciou-se a instalação do sistema de video-vigilância para detectar incêndios, incluindo Celorico da Beira

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) anunciou hoje que deu início …