Festival de Sopa vai animar Santa Ovaia, em Oliveira do Hospital

Festival das Sopas vai animar Santa Ovaia, em Oliveira do Hospital

A sopa vai dominar as atenções no próximo dia 13 de Setembro no Parque da Sociedade Recreativa de Santa Ovaia. A quinta edição do Festival das Sopas, único na região, promovido pela União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, em parceria com o Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, pretende promover e divulgar os produtos alimentares locais e ajudar na recuperação do património gastronómico endógeno. Outro aspecto fundamental, segundo a organização, passa por promover uma alimentação saudável.

O presidente da União de Freguesias, Licínio Neves, garante que este é o “único festival no concelho que homenageia a sopa, apelando à participação dos restaurantes e dos visitantes para fazer um grande Festival de Sopas em toda a região”. Além das provas das sopas participantes, o evento irá oferecer a partir das 19h00 um “programa cultural e musical diversificado a que se alia a componente de artesanato, sensibilização para a promoção da saúde e bem-estar, entre outras”.

Nesta edição, a organização pretende aumentar o número de participantes para as três dezenas, bem como aumentar o número de litros de sopa que vai ser degustada pelos visitantes. Daí que este ano se tenha estendido aos restaurantes do concelho vizinho de Tábua, como forma de o alargar à região. Em 2013, recorde-se, apresentaram-se a concurso 25 sopas participantes de diversas proveniências, entre restaurantes, associações e uma IPSS.

O Festival vai contar com um “painel de jurados com nomes de referência culinária, uma aposta da organização para prestigiar ainda mais o evento”. No concurso, haverá atribuição de prémios para os três primeiros classificados e cada um dos participantes receberá um incentivo.

LEIA TAMBÉM

Tomada de posse dos órgãos autárquicos marcada pela tragédia dos incêndios e presidente reeleito aposta em “fazer renascer Oliveira do Hospital”

Não foi uma tomada de posse normal dos novos responsáveis pelo munícipio. Os discursos inflamados …

António Lopes apresenta denúncia no MP contra as autoridades do concelho oliveirense por entender que pode existir “crime de homicídio por negligência” na tragédia dos incêndios

O eleito à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, António Lopes, apresentou ontem uma denúncia …

  • Sala de pasto

    Sim, com uns caldinhos, umas sopinhas, e porque não umas canjas é que Santa Ovaia e o concelho lá vão. Evitem é a sopa de pedra fornecida pelo presidente, parece que não é legal.

  • Explica para Mim

    Acontecimento de grande relevância. Direito a conferência de imprensa da Câmara..! Explica para mim: Os senhores vereadores não têm mesmo nada que fazer, pois não..? Chego a pensar que em vez de uma Câmara elegemos uma comissão de festas…