Festival de Tunas Académicas promete animar Oliveira do Hospital

O Largo Joaquim Ribeiro do Amaral – Jardim Municipal – acolhe no próximo sábado, pelas 21h30, o IV “fesTA.coh – Festival de Tunas Académicas Cidade Oliveira do Hospital”. O concurso conta com a participação da FAN-Farra Académica de Coimbra, a Orquestra Académica “Já Bubi & Tokuskopus (Universidade da Beira Interior da Covilhã), a Real Fortuna Académica (Instituto Superior Bissaya Barreto de Coimbra) e a Tuna Académica da Universidade de Évora.

A festa começa pelas 14h30, com o “Passe Calles”, em que as tunas a concurso vão parar em oito pontos de restauração da cidade, nos quais serão avaliadas pela sua animação. O espectáculo continua mais tarde, com a organização, a cargo a União das Freguesias de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços e a Estotuna D’Espital, a atribuir cinco prémios colectivos (“Melhor Tuna”, “Tuna Mais Tuna”, “Melhor Serenata”, “Melhor Instrumental” e “Melhor Passe Calles”), bem como três distinções individuais (“Melhor Solista”, “Melhor Pandeireta” e “Melhor Porta-Estandarde”). O 25 de Abril também não foi esquecido e será o tema para um prémio colectivo, de participação facultativa, denominado “Catraia de São Paio Capital do Cobre e Latão”, que distinguirá a tuna que apresentar o “Melhor Original”.

Extraconcurso, e como anfitriãs, participam ainda no evento a Estunina e a Estotuna D’Espital, respectivamente, tunas feminina e masculina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (E.S.T.G.O.H.).

O “fesTA.coh” terá entrada livre e a receita do bar reverterá para a Escolinha de Bombeiros dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital. O evento, segundo a organização, pretende contribuir para a promoção da E.S.T.G.O.H. “enquanto instituição pública de ensino superior do concelho” e promover “um maior envolvimento social entre a comunidade local e os estudantes”.

LEIA TAMBÉM

Capoula Santos apresentou em Oliveira do Hospital novas medidas de apoio aos agricultores afectados pelos fogos

O Ministro da Agricultura apresentou, ontem, em Oliveira do Hospital, as novas medidas de apoio …

Oliveira do Hospital entre os concelhos com mais baldios ardidos no Distrito de Coimbra

A Associação Cooperação Entre Baldios do Distrito de Coimbra (Cobalco) assegurou hoje, em comunicado, que …