Festival Infantil da Canção realiza-se no próximo sábado

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promove este sábado, 7 de junho, a 7.ª edição do Festival Infantil da Canção, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do 1.º ciclo do ensino básico. O festival terá início às 20h30 e decorrerá no Parque do Mandanelho, exceto se as condições climatéricas não permitirem.

Nesta final serão apresentadas a concurso 12 canções que envolvem 35 crianças, entre os 6 e os 10 anos, alunos nas várias escolas básicas do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e que foram acompanhados pelos seus professores de AEC, cinco no total.

“Canções interpretadas nos Festivais RTP da Canção” foi o tema escolhido para a edição 2014 e a abertura do Festival estará a cargo da vencedora do ano passado, Inês Peres, do 1.º CEB de Oliveira do Hospital que interpretou “A Cidade Cidade Até Ser Dia”, acompanhada por Ana Sofia Rosa e Constança Carvalho nos coros. O público pode contar com mais um grande espetáculo musical, que de ano para ano aumenta a qualidade a todos os níveis. Além das atuações dos concorrentes haverá muitas outras surpresas com a presença dos dois primeiros classificados no concurso “Soltem Talentos 2013”, a banda “Stormbringer” e a interprete a solo, Gabriela Peres, e haverá também uma demonstração pelo Grupo de Ginástica de Desporto Escolar de Oliveira do Hospital.

No próximo sábado, o júri, composto por um representante de cada escola, um representante do Município, um professor de Música e um professor de canto ou intérprete/cantor, avaliará os concorrentes de acordo com os seguintes critérios de avaliação: afinação, ritmo, voz, interpretação e postura em palco. Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados e certificados e prémio de participação a todos os envolvidos.
Com a dinamização do Festival Infantil da Canção do Município de Oliveira do Hospital, a organização pretende fomentar o convívio entre crianças das diversas freguesias do concelho; sensibilizar os mais novos para a música proporcionando uma maior abertura cultural e motivá-los para a interatividade com a música; suscitar o reconhecimento e identificação dos mais variados géneros musicais; e desenvolver capacidades ao nível da memorização, interpretação, expressão e improvisação.

O 7.º Festival Infantil da Canção de Oliveira do Hospital é uma iniciativa do Município de Oliveira do Hospital em parceria com os professores das Atividades de Enriquecimento Curricular e com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

LEIA TAMBÉM

Universidade de Coimbra aposta na folha de mirtilo para tratamento da Esclerosa Múltipla

Um projecto de investigação da Universidade de Coimbra aposta no potencial terapêutico da folha de …

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

PJ deteve 12 pessoas em Coimbra por suspeita de tráfico de droga

A Directoria do Centro da Polícia Judiciária anunciou hoje ter detido, na terça-feira, doze pessoas …