Fim-de-semana com neve, vento e chuva

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou hoje a população para a adopção de medidas preventivas devido às previsões meteorológicas de neve, vento e agitação marítima para o fim-de-semana, em especial nas regiões do norte e centro. A ANPC refere que está previsto um agravamento das condições meteorológicas para sábado e madrugada de domingo, em especial nas regiões a norte do rio Tejo, do Minho e Douro litoral.

Segundo a ANPC, que cita o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os aguaceiros podem ser forte, em particular nas regiões do norte e centro, e o vento vai soprar de moderado a forte, especialmente no litoral e terras altas, onde existe a possibilidade de fenómenos extremos no sábado.

O IPMA prevê ainda queda de neve acima dos 800 metros nas serras da região norte e acima dos 1.200 metros na serra da Estrela e a agitação marítima será forte na costa ocidental. Tendo em conta as previsões meteorológicas, a Protecção Civil alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, além da possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis.

Como medidas preventivas, a Protecção Civil recomenda à população para adoptar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias, não atravessar zonas inundadas e desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais. Aconselha ainda a colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …