1. Neste último fim-de-semana participei na Festa da Associação Desportiva de Lagares da Beira, a convite dos seus dirigentes

Fora de Jogo

Foi com muita emoção e sobretudo saudade que recordei a época em que vesti a camisola vermelha e preta, na década de oitenta.

2. Este convívio decorreu no Largo da Feira, a sala de visitas de Lagares da Beira, havendo uma exposição muito interessante sobre o passado desta colectividade. Tinha as fotos de todos os PRESIDENTES do Clube, assim como os cartões de jogadores passados pela A. F. Coimbra, que desde o longínquo ano de 1977 representaram esta instituição. Havia ainda um conjunto de fotos das diferentes equipas.

3. E como disse não pude deixar de me lembrar de alguns que jogaram comigo no Lagares: Pina e Mota (guarda-redes; Carlos Cunha, Telmo, Carlos Blindo, Carlos Oliveira ( Sharp), Carlos Santos, Jorge Santos, Vieira ( já falecido, mas o grande animador do grupo e rápido na ala, o Henrique (Toni), Armindo Gonçalves, Luís Lopes, Armando Puskas, Raul Dinis….. e outros que neste momento não consigo recordar. O treinador era o jogador Armindo e o irmão Tó Gonçalves.

4. Esta equipa tinha um ambiente fantástico em termos de grupo e recordo que fizemos um grande campeonato. Sei que nessa época marquei vinte e dois golos e jogava a defesa central. É preciso dizer que nove foram de penalty. Podia contar uma história de um jogo com o Salgis, mas fica para outro momento. É verdade que o jovem Armindo percebia muito de futebol.

5. Mas falava eu da Festa que tinha muitas pessoas e impressionou-me o número de pessoas que trabalhavam na organização do evento. Os elementos da Comissão Administrativa: Carlos Damião Pereira. António Bernardino (Pai), Armando Pereira. Mário Lourenço, António Bernardino (Filho), Miguel Santos, Artur Tavares, José Carlos e o Norberto Santos. Além destes muitas mulheres; fui informado que a Associação Desportiva e o Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira, quando fazem eventos, ajudam-se mutuamente.

6. Ao ver isto fiquei contente, porque é com este espírito que as localidades andam para a frente. Lagares, que teve uma história de desunião, dá agora passos largos para a reconciliação. Sinceramente acredito que isso é importante para o futuro de Lagares. Assim as suas gentes o queiram.

7. Outra característica da Comissão Administrativa que gere a A.D.Lagares da Beira é não ter um Presidente, e dizia o Norberto que é ele que às vezes assina como Presidente os papéis, mas que na prática são todos directores e que “não há Presidente”. Eu diria ao Norberto, por aquilo que vi, que são todos “Presidentes”, pois trabalham muito e bem em prol da sua terra.

8. Para terminar vou deixar o registo dos Presidentes que passaram naquela colectividade, para aqueles que estão vivos possam recordar que Lagares não se esqueceu deles : Mário dos Santos (Sobrinho), Professor Orlando, Amadeu Cura, Raul Dinis, Fernando Ramos, António Albuquerque Queirós, Jorge Rodrigues Monteiro, Jorge Ramos, Pina de Albuquerque, Augusto Ferreira e agora todos os Presidentes.

José Carlos

LEIA TAMBÉM

O abandono a que a nossa região está entregue já não se resolve no mero debate político partidário. Autor: Luís Lagos

Às vezes, fruto da existência de algumas mentes menos iluminadas, desorientadas ou travadas pela ignorância, …

Incêndio

Anda tudo a gozar connosco!!! Autor: Luís Lagos

Anda tudo a gozar connosco!!! Eu estou absolutamente farto!!! Fartinho!!! Haverá quem leia este post …