1. A Escola está muito na agenda mediática, não por boas razões mas porque os casos que a afectam, trazem uma sociedade em desespero, já que qualquer cidadão tem jovens familiares neste espaço e por isso diz respeito a todos.

Fora de Jogo

2. Vem isto a propósito dos casos de indisciplina que grassam nela e que mostram pouca capacidade para os resolver, já que as leis promulgadas demonstram-se inadequadas para aplicar e resolver esses problemas disciplinares.

3. Vem isto a propósito do contributo que o Desporto Escolar pode e deve ajudar no formação destes jovens, já que a prática regular traz benefícios à saúde, mas também obriga o aluno a respeitar um conjunto de regras, que estão subjacentes à competição desportiva e enquanto estiver ocupado com o desporto não dá lugar a tarefas menos adequadas à sua formação.

4. Nas competições existem árbitros e os alunos aceitam e respeitam essas regras. Isto é, o árbitro exerce uma autoridade que se respeita. Ando em competições desportivas escolares, há muitos anos e nunca vi um aluno ser expulso por um árbitro. Porque antes de isso acontecer o professor retira-o da equipa.

5. Na Escola actual, há uma dificuldade em exercer e aplicar a autoridade, sobretudo porque há problemas a montante, que não é só dos alunos, nem dos pais, mas de uma sociedade com poucas referências e a quem tudo foi prometido.

6. Tenho visto alunos com pais educados, serem extremamente mal-educados e também já tenho visto alunos educados de pais mal-educados. Alguém acredita que algum pai quer ter um filho arruaceiro e mal-educado? A maioria dos alunos são educados, mas trabalhar não é com eles.

7. Lido todos os dias com alunos problemáticos, muitos deles com comportamentos desajustados nas aulas. Eu não lhe perdoo faltas de educação e por isso acredito que alguns me têm respeito e que outros têm medo de mim. Mas se isso é necessário para que as coisas corram bem, assim seja.

8. Ninguém pode ficar indiferente a uma política educativa, que não valoriza os saberes e o mérito a quem trabalha para os adquirir e que acha que todos os alunos devem ter sucesso, mesmo que não tenham feito nada para o alcançar. Aqui reside o problema nuclear da Escola, porque os outros com maior ou menor dificuldade resolvem-se, mas este só se resolve com uma Nova Visão para o ensino Básico, onde se ensine aos nossos jovens que é preciso trabalhar para ter êxito.

9. Por isso digo, que nesta Educação muitas vezes sinto que estou ou que me querem pôr “ Fora de Jogo”, mas “há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não…”

José Carlos

LEIA TAMBÉM

O abandono a que a nossa região está entregue já não se resolve no mero debate político partidário. Autor: Luís Lagos

Às vezes, fruto da existência de algumas mentes menos iluminadas, desorientadas ou travadas pela ignorância, …

Incêndio

Anda tudo a gozar connosco!!! Autor: Luís Lagos

Anda tudo a gozar connosco!!! Eu estou absolutamente farto!!! Fartinho!!! Haverá quem leia este post …