Força Aérea realiza exercícios no Aeródromo de Seia

O Aeródromo Serra da Estrela, em Seia, está a servir de base de apoio ao exercício multinacional European Air Transport Training 2016 (EATT16), promovido pela Força Aérea Portuguesa no âmbito do programa de exercícios de Aeronaves de Transporte Aéreo Táctico da Agência Europeia de Defesa (EDA), que está a decorrer na Base Aérea N.º11, em Beja, até sexta-feira. A requisição do Aeródromo de Seia não é uma situação nova, tendo sido utilizado ao longo dos últimos anos pela Força Aérea na organização de exercícios multinacionais de grande dimensão, como o HOT BLADE e REAL THAW.

Neste exercício participam as Forças Armadas Portuguesas, forças da Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Lituânia, Holanda, Polónia e do Reino Unido, num total de 1700 militares e ainda como países observadores o Brasil e a Bulgária, os quais ficarão sediados na Base Aérea Nº11, em Beja, estando as suas ações planeadas para o interior Centro/Norte de Portugal Continental, nomeadamente em Seia.

O objectivo global do EATT2016 é obter um elevado nível de interoperabilidade entre as aeronaves de transporte aéreo dotando as suas tripulações das qualificações necessárias à realização de operações tácticas nos actuais teatros internacionais.

LEIA TAMBÉM

GNR de Mangualde deteve assaltantes de residências

O Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde da GNR de Mangualde deteve ontem, um homem, …

Cientistas da UC criam “Transporte” de quimioterapia activado no local de produção de células cancerígenas por controlo remoto

Uma equipa internacional de investigadores, liderada pelos portugueses Lino Ferreira e Ricardo Neves, do Centro …