Formação de bombeiros vai ser feita em Oliveira do Hospital

Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (BVOH) vão ficar responsáveis pela formação dos bombeiros do distrito de Coimbra, ao nível do combate a incêndios florestais, urbanos e industriais.

Esta decisão, resulta de um protocolo estabelecido entre os BVOH e a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), que pretende criar Unidades Locais de Formação em todos os distritos, com vista a descentralizar o processo de formação profissional dos bombeiros portugueses.

Ao nível do distrito de Coimbra, o processo de formação vai ficar nas mãos das corporações de Montemor-o-Velho – responsável pela zona do Baixo Mondego – e Oliveira do Hospital, que dará formação aos bombeiros do Alto Distrito.

Contactado por este jornal, o presidente da direcção dos BVOH, Arménio Tavares, congratula-se com esta decisão da ENB e salienta que, num futuro próximo, há inclusivamente a possibilidade de bombeiros de outros distritos poderem vir a frequentar a unidade local de formação de Oliveira do Hospital.

Frisando que esta situação só foi possível graças ao investimento que os BVOH realizaram ao nível da sua Casa-Escola – “teve que sofrer melhorias não só na sua estrutura física, como também ao nível de equipamentos para a parte prática da formação” –, Arménio Tavares refere ainda que os BVOH “têm neste momento toda a estrutura montada” e adianta que a formação de bombeiros do distrito em Oliveira do Hospital – já era para se ter iniciado – deve arrancar muito em breve.

Para o comandante dos BVOH, Emídio Camacho, esta decisão é muito importante, dado que permite que os bombeiros locais “não tenham que se deslocar a outras zonas do país para receberem formação”.

Ressalvando que está em causa a “progressão na carreira”, Camacho diz estar tudo a postos para esta nova etapa. “A escola está pronta a funcionar, já foi aprovada e temos gente qualificada para dar essa formação”, sublinhou ao CBS aquele comandante dos bombeiros.

Henrique Barreto

LEIA TAMBÉM

Dominado fogo que hoje se reacendeu em Tábua

O incêndio florestal que deflagrou na terça-feira no concelho de Tábua, que esteve em fase …

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Incêndio de Tábua reacendeu-se e mobiliza centenas de bombeiros

O incêndio que ontem deflagrou em Tábua, está novamente activo. O reacendimento aconteceu ao início da tarde …