Freguesia de Avô comemora cinco séculos do Foral Manuelino

Freguesia de Avô comemora cinco séculos do Foral Manuelino

O Município de Oliveira do Hospital e a Junta de Freguesia de Avô, em parceria com outras entidades, vão comemorar, de quinta-feira a domingo, os 500 anos do Foral Manuelino de Avô. A abertura das festividades estão agendadas para a próxima quinta-feira, pelas 21h00 no Castelo de Avô.

Na sexta-feira haverá uma palestra, também pelas 21h00, intitulada “A História da Vila de Avô no passado e os seus forais de 1187 e de 1514”. No sábado, dia 9 de Agosto, destaca-se o Rali de carros antigos, pelas 9h30, ficando para a tarde a apresentação do livro “O Foral de Avô de 1514 e o seu contexto histórico”, de Rodrigues Gonçalves.

No domingo, a programação começa logo às 9h00, que conta com um Cortejo Medieval que decorrerá pelas ruas de Avô, continuando estas comemorações ao longo da tarde e até à meia-noite, altura em haverá fogo-de-artifício, que fecha o evento. Mas diariamente, o programa conta com a actuação dos Grupos Culturais e Etnográficos da localidade e do Vale do Alva.

O Foral ou a Carta de Foral, recorde-se, foi o instrumento criado pelo rei e pela corte para fixar os habitantes numa povoação, atribuindo-lhes a posse da terra e, assim, levá-los a defendê-la das tentativas de reconquista dos mouros. Os Forais foram sendo atribuídos desde o início da nacionalidade e durante a reconquista cristã – Séc. XI a XIII – mas D. Manuel I assumiu o reino e a tarefa, quase ciclópica, de reformar os Forais antigos, designados Velhos, mandando fazer a Reforma dos Forais (que decorreu entre 1500 e 1520) que passaram a designar-se Forais Novos.

 

LEIA TAMBÉM

Caminhada

Caminhadas na rota das Aldeias de Montanha promovidas pelo Cise e CM de Seia procuram dinamizar turismo de natureza

As caminhadas são uma aposta para dar a conhecer a riqueza e beleza natural e cultural …

BLC3 – Plataforma para o Desenvolvimento de Duvidas. Texto 1. Autor: João Paulo Albuquerque

 (Esta rubrica sobre a BLC3 será actualizada com vários textos, clicar nas palavras sublinhadas para aceder …