Freguesia de Nogueira do Cravo enfrenta ameaça de extinção

 

… que foi integrado no perímetro urbano e que pode obrigar à extinção da freguesia. Populares, Junta de Freguesia e presidentes da Câmara e Assembleia Municipal reúnem-se amanhã, pelas 18h00, para analisar todo o processo.

Inicialmente entendida como uma das freguesias que menores riscos de extinção correria no processo de reorganização administrativa levado a cabo pelo governo PSD/CDS-PP, Nogueira do Cravo, com 2309 habitantes (censos 2011) vive, hoje, momentos de grande indefinição, no que respeita ao seu futuro enquanto freguesia do concelho de Oliveira do Hospital.

É que, de acordo com o decreto lei recentemente aprovado em Assembleia da República, Nogueira do Cravo reúne os critérios que conduzem à extinção, por parte do seu território fazer parte do perímetro urbano delineado por ocasião da realização dos últimos censos.

Em causa está uma pequena parcela de território, em Aldeia de Nogueira, e da qual apenas fazem parte 11 habitações e 19 habitantes. Uma realidade que faz de Nogueira do Cravo um lugar urbano que é contíguo ao lugar urbano de Oliveira do Hospital e que, segundo aquele decreto-lei, leva a uma redução de 50 por cento das freguesias urbanas. No caso, as freguesias urbanas são Oliveira do Hospital e Nogueira do Cravo, apontando por isso para a extinção da segunda.

Uma realidade que em nada agrada populares e junta de freguesia que já tiveram oportunidade de reunir à mesma mesa e que agora querem saber qual a posição dos presidentes de Câmara e Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

Para o efeito, amanhã terá lugar, a partir das 18h00, uma reunião no pavilhão da Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo. “Vamos ouvir o que têm para nos dizer e a partir daí vamos avançar com a nossa luta”, refere o presidente da Junta de Freguesia que, neste processo, espera poder contar com a solidariedade das restantes juntas de freguesia do concelho, porque também num passado recente, Nogueira do Cravo se solidarizou com as pequenas autarquias que corriam risco de extinção.

A par daquela que é a postura do presidente da Câmara Municipal sobre este assunto, Adelino Henriques espera que ao município e respetiva Assembleia Municipal seja possível mexer naquele que é o atual perímetro urbano de Oliveira do Hospital, afastando assim a ameaça de extinção.

Do lado da população contra a extinção, Adelino Henriques recusa-se a aceitar uma possível aglomeração com Oliveira do Hospital, não vendo de bom grado que as duas freguesias juntas passem a absorver quase 70 por cento da população residente. “Seria um monopólio”, observou, garantindo que a população está disposta a ir até “às últimas consequências” em defesa da freguesia, que se orgulha de ter, no seu território, importantes empresas e serviços variados que asseguram a boa qualidade de vida entre os nogueirenses.

“É mais um disparate desta reorganização administrativa”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital já deu como certa a sua presença, ao lado do presidente da Assembleia Municipal, na reunião que amanhã, 25 de abril, terá lugar em Nogueira do Cravo e onde, mais uma vez terá oportunidade de manifestar a sua oposição à possibilidade de extinção.

“Logicamente que não posso concordar com isso”,afirma José Carlos Alexandrino, lembrando que Nogueira do Cravo é “a segunda maior freguesia do concelho” e considerando tratar-se de “mais um disparate desta reorganização administrativa”.

“Não tem pés nem cabeça”, insiste o autarca que também dá como certa a disponibilidade de o município, por via de Assembleia Municipal, tentar mexer no perímetro urbano.

“A Assembleia Municipal pode propor que aquele território não seja considerado contíguo”, refere o autarca, confiante de que a solução possa passar por aí.

Disponível também para abordar o secretário de Estado sobre esta matéria, José Carlos Alexandrino clarifica porém que a população de Nogueira do Cravo não pode responsabilizar o presidente do município por este processo.

“Não posso ser responsabilizado por leis que faz o parlamento”, alerta o presidente que se coloca ao lado de Nogueira do Cravo na luta contra a extinção.

LEIA TAMBÉM

Candidato do PSD a Travanca promete “um presidente para todos os dias e não apenas para o fim-de-semana”

O PSD apresentou ontem publicamente a lista candidata à Assembleia de Freguesia de Travanca de …

Festival “Origens” de Travanca de Lagos agendado para o próximo fim-de-semana

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam, de sexta-feira a domingo, mais uma …