A partir de Setembro, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deverá ficar responsável pela manutenção e gestão do parque de escolas nos 2º e 3º Ciclos de Ensino Básico (CEB) e que se traduz na totalidade dos agrupamentos escolares do concelho.

Gestão dos agrupamentos escolares nas mãos da Câmara a partir de Setembro

Imagem vazia padrão

Este acréscimo de responsabilidades para o município resulta da transferência de competências que o Governo de José Sócrates pretende levar a cabo para o domínio das autarquias.

Num encontro realizado ontem com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, o chefe do governo prometeu, para a próxima semana, a entrega de um diploma sobre a matéria, para que seja aprovado dia 7 de Fevereiro em Conselho de Ministros. Segundo avança hoje o Jornal de Notícias, Sócrates justifica a urgência, com a necessidade de as novas regras entrarem em funcionamento já em Setembro, no início do próximo ano lectivo.

A transferência de competências para os município na área da Educação abrangerá o pessoal não docente, a acção social escolar no 2º e 3º CEB, os transportes escolares no 3º ciclo, a componente de apoio à família na Educação Pré-Escolar, as actividades de enriquecimento escolar no 1º ciclo e a manutenção e gestão do parque de escolas no 2º e 3º Ciclos.

LEIA TAMBÉM

Jovens cientistas da EPTOLIVA de Tábua desenvolvem Compósito Antisséptico e conquistam segundo lugar na XI Mostra Nacional de Ciência

Jovens estudantes da Eptoliva, na Tábua, no distrito de Coimbra, desenvolveram uma solução desinfectante a …

A escola ou a escolinha (?). Autor: António Ferro.

Durante várias décadas, fui assistindo às mudanças (algumas drásticas e escusadas) no sistema de ensino …