Glamour tomou conta do anfiteatro romano da Bobadela no arranque da Semana da Moda (com vídeos)

Foi com uma forte dose de glamour e sensualidade que na noite do último sábado se cumpriu a 3ª edição do Moda Bobadela. O evento que mostrou o que de melhor se faz no concelho com provas dadas no setor das confeções abre caminho a dois novos desfiles que integram a Semana da Moda Verão 2013.

moda8moda2Durante esta semana, Oliveira do Hospital está necessariamente na moda. O pontapé de saída para a mega produção de moda foi dado na noite do último sábado com a realização de um desfile de moda que, de ano para ano, tem vindo a conquistar um número cada vez maior de adeptos.

Em causa está um evento pensado para estimular o comércio local e que numa organização da Agência para o Desenvolvimento Integrado de Oliveira do Hospital e Tábua com o município oliveirense só acontece graças ao envolvimento massivo de jovens modelos recrutados a nível local, bem como das lojas de pronto a vestir e acessórios e indústrias de confeções.

moda9moda3

Pela passerelle instalada no centro do anfiteatro romano da Bobadela, onde foi recriado o arco romano da freguesia, passaram mais de 120 modelos, entre os quais a participação especial de uma senhora que apesar de avançada na idade também foi estrela entre os mais novos, e quatro convidados de renome nacional e internacional – Filipe Gaivão, Francisco Corte real, Ana Ferreira e Adriane Garcia – que desfilaram roupas e acessórios de 31 lojas da cidade e de três indústrias de confeção. Quinze fomandas da área de cabeleireiro do IEFP, um salão de cabeleireiro e outro de estética também foram determinantes no trabalho de cabeleiro e maquilhagem dos mais de 120 modelos.

A acontecer pelo terceiro ano consecutivo, o Moda Bobadela para além de ter associada uma forte componente de apoio ao comércio local, visou sobretudo mostrar o que de melhor existe e se faz em Oliveira do Hospital. Destaque em particular para o local onde se tem vindo a produzir o desfile de moda. “É um património que é único na Península Ibérica e tem um valor incalculável”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que, entende ser hora de a secretaria de Estado da Cultura dar mais atenção àquele património. “Tem a obrigação de nos arranjar verbas do QREN para divulgarmos este património”, referiu José Carlos Alexandrino, entendendo o legado romano da Bobadela como um “produto” que precisa de ser conhecido para ser “vendido” como destino turístico.moda4

moda6moda7

moda10
Certo do sucesso do desfile de moda que, dando visibilidade ao património romano da Bobadela, primou pela “excelente” organização que o autarca não hesitou em colocar no mesmo patamar de outros eventos realizados em Lisboa, Paris e outros centros da moda, José Carlos Alexandrino destacou em particular o contributo que o desfile deu na divulgação do que melhor se faz no concelho. “Oliveira do Hospital tem os melhores fatos do mundo”, afirmou peremtório o presidente do município oliveirense, considerando que o Moda Bobadela “serve sobretudo para dizer que Oliveira do Hospital está na linha da frente”. Para além de estar à frente de um muncipio de “gente bonita”, Alexandrino orgulha-se “porque Oliveira do Hospital tem a melhor indústria de confeção e os melhores fatos do mundo”.

moda5A encerrar o primeiro momento de uma mega produção de moda que tem a assinatura da dupla Gil & Alberto e reserva a realização de mais dois desfiles – no dia 10 de julho no jardim da cidade e no dia 12 nas piscinas municipais – José Carlos Alexandrino apreciou também o envolvimento da juventude oliveirense e dos pais que os acompanharam nestas andanças. “Temos aqui jovens que podem vir a ser estrelas na moda”, antecipou o autarca.

A ter lugar num cenário histórico, o Moda Bobadela recriou este ano a atribuição da carta de foral à localidade ocorrida há precisamente 500 anos. “Há momentos na vida de um autarca em que nos sentimos realizados e felizes e hoje é um deles”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia da Bobadela, Fernando Duarte, por naquele local assistir à perfeita harmonia entre história, património e cultura.

Fotos: nandoduarte.com

LEIA TAMBÉM

José Carlos Alexandrino acusa Governo de discriminação na ajuda pós-incêndios

O presidente da câmara de Oliveira do Hospital acusou o Governo de estar a discriminar …

IP reforça meios de prevenção e limpeza de gelo e neve nas estradas da Serra da Estrela com novo Silo de Sal-gema na Guarda

A Infra-estruturas de Portugal (IP) instalou na Guarda, um novo silo de sal-gema com capacidade …