Home - Sociedade - GNR amplia fiscalização à condução com álcool sexta-feira e sábado
Mais de 4.800 militares da GNR fiscalizam uso do cinto de segurança e cadeirinhas até domingo e deteve 160 pessoas durante o fim de-semana

GNR amplia fiscalização à condução com álcool sexta-feira e sábado

A Guarda Nacional Republicana (GNR) retoma na sexta-feira e no sábado a “Operação Baco”, de fiscalização à condução sob influência de álcool e de substâncias psicotrópicas e combate à criminalidade. A GNR refere que estão previstas 645 acções de fiscalização, envolvendo um efectivo de 1.715 militares da Unidade Nacional de Trânsito, dos comandos territoriais e da Unidade de Intervenção.

As acções de fiscalização “serão direccionadas para as vias onde as infracções por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação (sobretudo nos acessos a estabelecimentos de diversão nocturna) e existam dados ou indícios da prática de ilícitos de natureza criminal”.

No âmbito da “Operação Baco”, foram testados desde o início do ano “779.496 condutores, dos quais 18.302 conduziam com taxa de álcool superior ao permitido por lei, tendo 6.844 destes condutores sido detidos por conduzirem com taxa crime (igual/superior a 1,20 gramas de álcool/litro de sangue)”.

“Perante estes números, o combate à sinistralidade rodoviária continua a ser uma prioridade estratégica da GNR, estando planeadas diversas operações nacionais, com empenhamento intensivo e simultâneo de meios de modo a maximizar a capacidade de intervenção”, sublinhou a GNR.

 

LEIA TAMBÉM

CM de Penacova quer livraria do Mondego como área protegida

A Câmara Municipal de Penacova iniciou o processo para a candidatura da Livraria do Mondego …

IP3

Espanhóis contestam vitória da Teixeira Duarte no concurso para alargar IP3 entre Viseu e Santa Comba Dão

Os consórcios liderados pelas espanholas Acciona e Ferrovial e pela bracarense ABB contestaram o resultado …