Fiscalização da GNR sobre automobilistas levou a sete detenções

GNR deteve 16 pessoas no Distrito da Guarda junto à fronteira com Espanha

A GNR da Guarda anunciou hoje a detenção de 16 pessoas no decorrer de uma operação especial de prevenção e de combate à criminalidade, realizada no fim-de-semana na zona da fronteira com Espanha.

Na acção, desenvolvida nos concelhos de Almeida e de Figueira de Castelo Rodrigo, foram detidos quatro indivíduos por tráfico de estupefacientes, dois por auxílio à emigração ilegal e dez por permanência ilegal em território nacional. Os quatro detidos por tráfico de droga, com idades entre 28 e 32 anos, um dos quais de nacionalidade espanhola, são suspeitos de venderem “produto estupefaciente na cidade da Guarda”.

As autoridades envolvidas na operação, num total de 30 elementos das áreas da investigação criminal, territorial, trânsito e fiscal, também apreenderam as duas viaturas automóveis que eram conduzidas pelos suspeitos. Os detidos foram presentes ao tribunal de Trancoso que aplicou a medida de prisão preventiva a dois deles e os restantes ficaram em liberdade mas sujeitos a apresentações periódicas nas autoridades policiais da sua área de residência.

Na mesma acção policial a GNR deteve dois homens, naturais do Paquistão, residentes na zona de Lisboa, com 35 e 42 anos, pela alegada prática do crime de auxílio à emigração ilegal. “No momento da detenção transportavam dez pessoas, numa carrinha, provenientes do Bangladesh e do Paquistão, com idades compreendidas entre 20 e 40 anos”, disse fonte do Comando Territorial da GNR.

Os detidos foram presentes ao tribunal de Trancoso e ficaram em liberdade, sujeitos a apresentações periódicas nas autoridades policiais da sua área de residência.

Os outros oito detidos por permanência ilegal no país foram entregues pela GNR ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, no Porto, para serem expulsos do território nacional.

LEIA TAMBÉM

IP reforça meios de prevenção e limpeza de gelo e neve nas estradas da Serra da Estrela com novo Silo de Sal-gema na Guarda

A Infra-estruturas de Portugal (IP) instalou na Guarda, um novo silo de sal-gema com capacidade …

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …