GNR apreende mais de mil embalagens de pesticida

GNR deteve 63 condutores na operação Baco e 163 pessoas no total do fim-de-semana

A GNR detectou 229 condutores a circularem com uma Taxa de Álcool no Sangue (TAS) superior ao permitido por lei, acabando por ser detidos 63 condutores por circularem com uma TAS igual/superior a 1,20 gramas/litro, sendo que a taxa mais elevada foi de 2,96 gramas/litro. Estes números correspondem à operação Baco que, nos dias 26 e 27, intensificou a fiscalização da condução sob influência de álcool e de substâncias psicotrópicas, bem como o combate à criminalidade. Mas no total do fim-de-semana foram detidas em flagrante delito 163 no fim-de-semana.

Foram ainda detidos 12 condutores por falta de habilitação legal e nove por outros motivos. No decurso da operação foram detectadas 840 infracções, das quais se destacam: 154 por excesso de velocidade; 42 por falta de inspecção periódica obrigatória; 30 relativas a cintos de segurança e sistemas de retenção para crianças; 16 por falta de seguro e 21 por utilização do telemóvel durante o exercício da condução.

Mas se a esta operação específica juntarmos a restante actividade operacional daquela força policial os números disparam. Com as restantes operações, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, foram realizadas 161 detenções em flagrante delito, pela prática dos seguintes ilícitos criminais: 109 por condução sob o efeito do álcool (taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,20 gramas/litro); 21 por condução sem habilitação legal; uma por roubo; uma por posse ilegal de armas; uma por posse de armas proibidas; seis por tráfico de estupefacientes; e 22 por outros crimes. Foram elaborados 159 autos de notícia e 2125 autos de contra-ordenação a legislação diversa. Apreensões mais significativas: 1440 doses de heroína; 10 doses de cocaína; 23 doses de haxixe; três armas de fogo; um veículo e 18 armadilhas de caça.

LEIA TAMBÉM

IMT vai recorrer de decisão que declarou ilegal fecho de centro de inspecção automóvel de Seia

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) anunciou que vai recorrer das decisões judiciais que …

Dez detidos em Seia por tráfico de droga

A GNR de Gouveia deteve, entre os dias 1 e 3 de Setembro, oito homens …