Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

GNR lança operação Ignição Zero para combater incêndios florestais

A GNR pretende alertar as populações para a importância de limpar os terrenos com vegetação junto às habitações e estradas. A nova operação de combate aos incêndios florestais, designada por ‘Operação Ignição Zero’, é apresentada amanhã e arranca no próximo dia 15 de Março com um efectivo de cerca de 1.350 militares e civis da GNR (SEPNA e GIPS).

O objectivo é sensibilizar os residentes em zonas próximas da floresta para limpeza do terreno junto às habitações e estradas e, numa segunda fase, levar a cabo acções de fiscalização para identificar situações de incumprimento.

Em 2015 foram fiscalizados 470.565 terrenos, tendo sido elaborados 360 autos de contra-ordenação (por incumprimento à manutenção). A GNR deteve ainda, no ano passado, 74 pessoas em flagrante delito pelo crime de incêndio (mais 35 que em 2014), tendo identificado 902 por fundadas suspeitas pela prática do mesmo crime (mais 376).

A apresentação, amanhã, desta nova operação será presidida pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, com presença Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e do Instituto Nacional da Conservação da Natureza (ICNF).

LEIA TAMBÉM

PSD e CDS/PP de Oliveira do Hospital solidários com vítimas da tragédia de Pedrogão Grande

O Partido Social Democrata de Oliveira do Hospital e o CDS/PP manifestaram–se ontem solidários com …

Fogo activo com “muita intensidade” em Góis

O incêndio que deflagrou no sábado, no concelho de Góis, distrito de Coimbra, “permanece activo” …