GNR vai realizar hoje acções para transmitir importância do número 112 à comunidade escolar

A Guarda Nacional Republicana (GNR) promove amanhã, dia 11 de Fevereiro, várias acções de sensibilização à comunidade escolar sobre a correcta utilização do Número Europeu de Emergência 112. Criado em 1991, o 112 é, desde 2008, o único número de emergência que pode ser usado de qualquer telefone fixo, móvel ou telefone público para aceder gratuitamente aos serviços de emergência (Forças de Segurança, Bombeiros, INEM), em qualquer um dos 28 Estados-Membros da União Europeia (UE).

Este ano, a European Emergency Number Association (EENA – Associação do Número Europeu de Emergência) dedica o “Dia Europeu do 112” à sensibilização dos estudantes Erasmus, uma vez que, de forma alarmante, apenas 27 por cento dos cidadãos europeus estão familiarizados com 112. Neste sentido, 348 militares das Secções dos Programas Especiais irão desenvolver 239 acções em todo o território nacional, alertando os cidadãos, com maior incidência na comunidade escolar, para a importância da correcta utilização do 112. A GNR promete dar particular importância ao elevado impacto negativo que as chamadas falsas (as estimativas apontam para que cerca de 75 por cento das 25 mil chamadas que o 112 recebe por dia não constitui uma emergência) produzem na prestação dos serviços de emergência e socorro aos cidadãos.

A informação correcta, explica a GNR, permitirá aos estudantes informar a sua família e amigos sobre a existência do 112. “E, com a sua correcta utilização, podemos contribuir activamente para um futuro seguro dos cidadãos europeus”, remata aquela força de segurança.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …