Gouveia comemora centenário do nascimento do escritor Vergílio Ferreira

A Câmara Municipal de Gouveia inicia amanhã as comemorações do centenário do nascimento do escritor Vergílio Ferreira, com um ciclo que inclui diversas actividades e que terminará em Janeiro de 2017. O ciclo comemorativo começa no dia em que se assinalam os 100 anos do nascimento do escritor, a 28 de Janeiro de 1916, na aldeia de Melo, naquele concelho do distrito da Guarda.

A autarquia liderada por Luís Tadeu adianta que as comemorações incluem o lançamento da reedição das obras de Vergílio Ferreira (pela editora Quetzal), a reposição de um busto na praça de São Pedro (no centro da cidade de Gouveia), a inauguração de uma exposição e a realização de um colóquio. As comemorações contarão com a presença do ministro da Cultura, João Soares, e de “um conjunto alargado de individualidades que conviveram ou privaram” com o escritor que morreu a 1 de Março de 1996.

Na sexta-feira, pelas 11 horas, o ministro da Cultura, João Soares, estará na cerimónia de reposição do busto de Vergílio Ferreira, na praça de São Pedro. Seguindo-se, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, a inauguração da exposição “Vergílio Ferreira: Os Caminhos da Escrita ou O Fascínio da Arte”, que ficará patente ao público até 26 de Março.

O auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, recebe no sábado, pelas 15h00, o colóquio “Vergílio Ferreira: Evocação, Evocações”, com a presença de diversas personalidades, como Fernanda Irene Fonseca, Francisco José Viegas, Liberto Cruz, Eduardo Pereira, José Gameiro e Alípio de Melo. “O colóquio pretende evocar um dos mais marcantes escritores de Língua Portuguesa, mas também passar para o público aspectos menos conhecidos ou pouco abordados sobre o intelectual, o amigo e o professor”, remata a autarquia de Gouveia.

LEIA TAMBÉM

Universidade de Coimbra aposta na folha de mirtilo para tratamento da Esclerosa Múltipla

Um projecto de investigação da Universidade de Coimbra aposta no potencial terapêutico da folha de …

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

PJ deteve 12 pessoas em Coimbra por suspeita de tráfico de droga

A Directoria do Centro da Polícia Judiciária anunciou hoje ter detido, na terça-feira, doze pessoas …