Gouveia comemora centenário do nascimento do escritor Vergílio Ferreira

A Câmara Municipal de Gouveia inicia amanhã as comemorações do centenário do nascimento do escritor Vergílio Ferreira, com um ciclo que inclui diversas actividades e que terminará em Janeiro de 2017. O ciclo comemorativo começa no dia em que se assinalam os 100 anos do nascimento do escritor, a 28 de Janeiro de 1916, na aldeia de Melo, naquele concelho do distrito da Guarda.

A autarquia liderada por Luís Tadeu adianta que as comemorações incluem o lançamento da reedição das obras de Vergílio Ferreira (pela editora Quetzal), a reposição de um busto na praça de São Pedro (no centro da cidade de Gouveia), a inauguração de uma exposição e a realização de um colóquio. As comemorações contarão com a presença do ministro da Cultura, João Soares, e de “um conjunto alargado de individualidades que conviveram ou privaram” com o escritor que morreu a 1 de Março de 1996.

Na sexta-feira, pelas 11 horas, o ministro da Cultura, João Soares, estará na cerimónia de reposição do busto de Vergílio Ferreira, na praça de São Pedro. Seguindo-se, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, a inauguração da exposição “Vergílio Ferreira: Os Caminhos da Escrita ou O Fascínio da Arte”, que ficará patente ao público até 26 de Março.

O auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, recebe no sábado, pelas 15h00, o colóquio “Vergílio Ferreira: Evocação, Evocações”, com a presença de diversas personalidades, como Fernanda Irene Fonseca, Francisco José Viegas, Liberto Cruz, Eduardo Pereira, José Gameiro e Alípio de Melo. “O colóquio pretende evocar um dos mais marcantes escritores de Língua Portuguesa, mas também passar para o público aspectos menos conhecidos ou pouco abordados sobre o intelectual, o amigo e o professor”, remata a autarquia de Gouveia.

LEIA TAMBÉM

Um morto e dois feridos em acidente em Viseu

Uma colisão entre dois veículos ligeiros hoje de manhã, em Sátão, distrito de Viseu, provocou …

ANCOSE ajuda a salvar queijo Serra da Estrela com reforço dos rebanhos

A Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE) reforçou os rebanhos dos …