Depois de o diário online do Correio da Beira Serra ter avançado com a notícia de que o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Tábua vai encerrar, durante o período nocturno, dia 15 de Março, o director da Sub-Região de Saúde Coimbra, José Carlos Almeida, acaba de anunciar que os SAP de Santa Comba Dão e Mortágua, também passam a fechar as portas à meia-noite.

Governo dá ordem de encerramento aos SAP de Santa Comba Dão e Mortágua

Imagem vazia padrãoA notícia é hoje veiculada pelo diário “As Beiras”, que adianta que o Ministério da Saúde “vai instalar uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) para transportar os doentes dos três concelhos para os hospitais de Coimbra e Viseu”. Aquele jornal salienta que a decisão “está a desagradar aos autarcas e população, ainda por cima quando a ambulância SIV, que irá funcionar para os três concelhos, conta apenas com um enfermeiro e um tripulante, ao contrário das ambulâncias VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação), que possuem um médico, um enfermeiro e um tripulante”.

Segundo noticia ainda aquele jornal, também “não é pacífica a questão da localização da ambulância, com os autarcas a reivindicarem para os seus concelhos a sede da SIV”. Por definir, encontra-se entretanto a situação do SAP de Oliveira do Hospital, que apesar de não se saber quando é que isso ocorre, deverá igualmente encerrar a partir da meia-noite.

LEIA TAMBÉM

Ministro Pedro Marques garantiu em Nelas que a aposta em infra-estruturas de transporte passa pela ferrovia e IP3, ignorando IC6 e IC12

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assegurou ontem em Canas de Senhorim, Nelas, …

José Carlos Alexandrino lança suspeitas sobre queijeiras de Seia nas descargas ilegais no rio Cobral

Como regresso da chuva, os habitantes que vivem próximo do rio Cobral temem que voltem …