Governo declara projeto da BLC3 de “interesse público nacional”

 

Acaba de ser dado mais um passo decisivo na pré-candidatura do BioREFINA-Ter dinamizado pela BLC3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro.

A estrutura localizada na Zona Industrial de Oliveira do Hospital acaba de anunciar o posicionamento assumido pelo secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, que declarou o interesse público nacional do projeto de biocombustíveis de 2ª e 3ª geração, que tem como objetivo principal a conversão e resíduos lenho-celulósicos da floresta em biocombustíveis substitutos do gasóleo e da gasolina.

Associada à declaração de interesse público, está o compromisso financeiro do Estado português, agora efetuado por aquele membro do Governo junto da União Europeia no montante de um milhão de euros.

Para a BLC3 foi dado um “passo decisivo” ao nível da pré-candidatura, no valor de 118 milhões de Euros, apresentada no ano passado, tendo já sido objeto de um primeira seleção de entre um conjunto de 53 projetos apresentados por vários países europeus.

No total, só 17 dessas candidaturas receberam pré-aprovação, incluindo o BioREFINA-Ter. Em causa está um projeto que, em 2010, foi financiado pelo Estado Português com 500 mil euros, através do IFAP. Em caso de aprovação, o BioREFINA-Ter prevê, numa fase inicial, a construção de uma biorrefinaria de demonstração, com capacidade para produzir 25 milhões de litros por ano de biocombustíveis, e abrangerá os concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil e Góis.

Pensado para transformar a vegetação que, habitualmente, é consumida pelas chamas em biocombustíveis, o projeto vai possibilitar fazer frente a dois dos maiores problemas com que o país se debate: os incêndios e a dependência do petróleo.

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia é o principal parceiro do projeto, que integra uma rede de conhecimento composta por 32 entidades de I &D de cinco países europeus.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …