Governo garante à AVMISP que vai ajustar apoios à agricultura e indústria afectada pelos fogos de Outubro

O Governo comprometeu-se hoje a ajustar os apoios à agricultura e à indústria no âmbito dos incêndios de Outubro de 2017, revelou a Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP). A novidade surgiu depois da reunião no Palácio de São Bento, em Lisboa, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, e o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.

O presidente da AVMISP, Luís Lagos, manifestou-se satisfeito com o diálogo encetado com o Governo, já que este é o primeiro encontro entre as partes desde os incêndios de Outubro de 2017. “Tivemos conhecimento que também já está nomeado o professor Xavier Viegas – tal como tínhamos vindo a pedir há muito tempo – para fazer o relatório de Outubro tal como fez o de Junho”, explicou ainda Luís Lagos.

“O balanço será sempre positivo, porque há muito que vínhamos a pedir uma postura de diálogo connosco, por parte do Governo, para podermos melhorar os apoios, melhorar o apoio à região e conseguirmos, em diálogo, encetar um processo de construção para o futuro que redundasse em benefício de todos e acho que isso hoje começou”, declarou Luís Lagos, indicando que o executivo assumiu o compromisso de voltar a reunir com a direcção da associação.

Da parte do ministro da Agricultura, a AVMISP recebeu o compromisso de se “avaliar a possibilidade de aumentar o valor máximo de apoio” aos prejuízos no sector agrícola, já que as actuais ajudas têm um limite de 400 mil euros e os danos a partir desse valor não são apoiados.

Já o Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas, representado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, deixou o compromisso de que no apoio à indústria se poder “chegar a uma taxa de comparticipação idêntica àquela que existiu em Junho de 85 por cento”. “Quem é lesado e vítima de um incêndio a primeira coisa que desejaria era não estar aqui, era não ter que ter este tipo de reunião, agora ficamos satisfeitos no sentido em que o Governo encetou um diálogo connosco, percebemos que existe um compromisso para o diálogo”, reforçou Luís Lagos.

Apesar dos compromissos assumidos pelo Governo no apoio aos prejuízos dos incêndios de Outubro de 2017, a associação AVMISP considerou que ainda não estão concluídos os objectivos traçados, “que é o melhorar efectivo, em concreto, dos apoios, quer na agricultura, quer na indústria”.

LEIA TAMBÉM

Corte de árvores causa um morto em Freches, Trancoso, e outros feridos na região Centro

Um homem morreu hoje, na localidade de Freches, no concelho de Trancoso, depois de ser …

Autarca de Oliveira do Hospital tem muitas dúvidas sobre a capacidade de se fazer cumprir lei de limpeza da floresta

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acredita que nenhum concelho vai conseguir …

  • António Lopes

    Dou os meus parabéns à AVMISP, mas depois desta pequena amostra que deixo,sabendo como são a prometer e a não cumprir,continuo preocupado..!

    É SÓ UMA PEQUENA RECOLHA..! TEM DEZENAS..!

    Governo reforça compromisso de levar o IC6 até à Covilhã
    https://www.jn.pt/…/governo-reforca-compromisso-de-levar-o-ic6-ate-a-covilha-1523…
    20/03/2010 – O secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, reforçou o compromisso de estender o IC6 de Coimbra à Covilhã.

    Secretário Geral do PSD responsabiliza Paulo Campos e o governo …
    http://www.correiodabeiraserra.com/secretario-geral-do-psd-responsabiliza-paulo-campos-e-...
    10/02/2014 – Em Oliveira do Hospital, a participar na tomada de posse da nova PCS do PSD, José Matos Rosa disse que a culpa de a obra do IC6 não estar feita é de “Paulo Campos, do PS e do governo de José Sócrates”. Numa altura em que os IC6,7 e 37 voltaram a dominar a agenda política concelhia e regional …

    Coimbra. Oliveira do Hospital contra exclusão do IC6, IC7 e IC37 das …
    https://www.publico.pt/…/oliveira-do-hospital-contra-exclusao-do-ic6-ic7-e-ic37-das-pri…
    30/01/2014 – Durante o governo socialista de José Sócrates, o então secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, reforçou várias vezes o compromisso de estender o IC6 de Coimbra à Covilhã. “É de inteira justiça que o IC6 não pare”, disse o então governante em Março de …

    IC6 – Notícias do Miradouro de Vila Cova
    miradourodevilacova.blogs.sapo.pt/127985.html
    22/11/2007 – O lanço do IC6 entre a Catraia dos Poços e o “Poço do Gato”, limite dos concelhos de Tábua e Oliveira do Hospital, vai ser realidade nos finais de 2009. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, em Tábua. A obra vai arrancar antes …

    IC8, IC6 E IC31 ATÉ 2013, Rádio Cova da Beira
    http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/pag/1204
    20/10/2008 – Relativamente ao IC6, que liga Covilhã a Coimbra, o traçado está escolhido e não inclui a construção dos túneis reivindicados pelos autarcas do maciço central. Segundo Paulo Campos “essa fase já passou, a fase agora é de executar, em 2009 contamos lançar o concurso”. Quanto ao IC 31, que vai …

    Deputados do PS vão recomendar inclusão de IC 6,7 e 37 nas obras …
    noticias.sapo.pt/…/deputados-do-ps-vao-recomendar-inclusao-de-ic-6-7-e-37-nas-obr…
    10/02/2014 – O objetivo é recomendar ao Governo “a imediata inclusão destas infraestruturas” no grupo de obras a construir entre 2014 e 2020 e que irão receber cinco mil milhões de euros, afirmou aos jornalistas o deputado Paulo Campos, na sequência de reuniões de trabalho realizadas hoje entre autarcas e …

    PS defende conclusão do IC6 quando Governo anuncia investimentos …
    https://beira.pt › Notícias › Política
    26/03/2013 – «Que esta região esteja na linha da frente dos investimentos», disse à agência Lusa o deputado socialista Paulo Campos, antigo secretário de […] O PS defendeu ontem a conclusão do IC6, cuja construção foi interrompida há dois anos, em Tábua, após o Governo ter anunciado um investimento de 5 mil …

    Carregal Digital / O Concelho / Notícias / Construção da auto-estrada …
    http://www.cm-carregal.pt/…/construcao-da-auto-estrada-viseu-coimbra-avanca-no-inicio-d...
    Depois de ter estado, a semana passada, em Tábua, para presidir à assinatura do contrato de construção da Variante de Tábua e lançamento do concurso público do troço do IC6, entre Catraia dos Poços e Poço do Gato, Paulo Campos, referiu que a continuação do IC6 e a construção do IC7 e IC37 são para avançar …

    Paulo Campos

    A prossecução do IC6 deve ser retomada, preconizou Paulo Campos, recordando que o empreendimento está parado há mais de dois anos, no âmbito da aprovação do Orçamento do Estado para 2011, quando o PSD, então na oposição, exigiu a suspensão de determinadas obras públicas, incluindo aquele projeto.