Governo garante à AVMISP que vai ajustar apoios à agricultura e indústria afectada pelos fogos de Outubro

O Governo comprometeu-se hoje a ajustar os apoios à agricultura e à indústria no âmbito dos incêndios de Outubro de 2017, revelou a Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP). A novidade surgiu depois da reunião no Palácio de São Bento, em Lisboa, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, e o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.

O presidente da AVMISP, Luís Lagos, manifestou-se satisfeito com o diálogo encetado com o Governo, já que este é o primeiro encontro entre as partes desde os incêndios de Outubro de 2017. “Tivemos conhecimento que também já está nomeado o professor Xavier Viegas – tal como tínhamos vindo a pedir há muito tempo – para fazer o relatório de Outubro tal como fez o de Junho”, explicou ainda Luís Lagos.

“O balanço será sempre positivo, porque há muito que vínhamos a pedir uma postura de diálogo connosco, por parte do Governo, para podermos melhorar os apoios, melhorar o apoio à região e conseguirmos, em diálogo, encetar um processo de construção para o futuro que redundasse em benefício de todos e acho que isso hoje começou”, declarou Luís Lagos, indicando que o executivo assumiu o compromisso de voltar a reunir com a direcção da associação.

Da parte do ministro da Agricultura, a AVMISP recebeu o compromisso de se “avaliar a possibilidade de aumentar o valor máximo de apoio” aos prejuízos no sector agrícola, já que as actuais ajudas têm um limite de 400 mil euros e os danos a partir desse valor não são apoiados.

Já o Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas, representado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, deixou o compromisso de que no apoio à indústria se poder “chegar a uma taxa de comparticipação idêntica àquela que existiu em Junho de 85 por cento”. “Quem é lesado e vítima de um incêndio a primeira coisa que desejaria era não estar aqui, era não ter que ter este tipo de reunião, agora ficamos satisfeitos no sentido em que o Governo encetou um diálogo connosco, percebemos que existe um compromisso para o diálogo”, reforçou Luís Lagos.

Apesar dos compromissos assumidos pelo Governo no apoio aos prejuízos dos incêndios de Outubro de 2017, a associação AVMISP considerou que ainda não estão concluídos os objectivos traçados, “que é o melhorar efectivo, em concreto, dos apoios, quer na agricultura, quer na indústria”.

LEIA TAMBÉM

Universidade de Coimbra aposta na folha de mirtilo para tratamento da Esclerosa Múltipla

Um projecto de investigação da Universidade de Coimbra aposta no potencial terapêutico da folha de …

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

PJ deteve 12 pessoas em Coimbra por suspeita de tráfico de droga

A Directoria do Centro da Polícia Judiciária anunciou hoje ter detido, na terça-feira, doze pessoas …

  • António Lopes

    Dou os meus parabéns à AVMISP, mas depois desta pequena amostra que deixo,sabendo como são a prometer e a não cumprir,continuo preocupado..!

    É SÓ UMA PEQUENA RECOLHA..! TEM DEZENAS..!

    Governo reforça compromisso de levar o IC6 até à Covilhã
    https://www.jn.pt/…/governo-reforca-compromisso-de-levar-o-ic6-ate-a-covilha-1523…
    20/03/2010 – O secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, reforçou o compromisso de estender o IC6 de Coimbra à Covilhã.

    Secretário Geral do PSD responsabiliza Paulo Campos e o governo …
    http://www.correiodabeiraserra.com/secretario-geral-do-psd-responsabiliza-paulo-campos-e-...
    10/02/2014 – Em Oliveira do Hospital, a participar na tomada de posse da nova PCS do PSD, José Matos Rosa disse que a culpa de a obra do IC6 não estar feita é de “Paulo Campos, do PS e do governo de José Sócrates”. Numa altura em que os IC6,7 e 37 voltaram a dominar a agenda política concelhia e regional …

    Coimbra. Oliveira do Hospital contra exclusão do IC6, IC7 e IC37 das …
    https://www.publico.pt/…/oliveira-do-hospital-contra-exclusao-do-ic6-ic7-e-ic37-das-pri…
    30/01/2014 – Durante o governo socialista de José Sócrates, o então secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, reforçou várias vezes o compromisso de estender o IC6 de Coimbra à Covilhã. “É de inteira justiça que o IC6 não pare”, disse o então governante em Março de …

    IC6 – Notícias do Miradouro de Vila Cova
    miradourodevilacova.blogs.sapo.pt/127985.html
    22/11/2007 – O lanço do IC6 entre a Catraia dos Poços e o “Poço do Gato”, limite dos concelhos de Tábua e Oliveira do Hospital, vai ser realidade nos finais de 2009. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, em Tábua. A obra vai arrancar antes …

    IC8, IC6 E IC31 ATÉ 2013, Rádio Cova da Beira
    http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/pag/1204
    20/10/2008 – Relativamente ao IC6, que liga Covilhã a Coimbra, o traçado está escolhido e não inclui a construção dos túneis reivindicados pelos autarcas do maciço central. Segundo Paulo Campos “essa fase já passou, a fase agora é de executar, em 2009 contamos lançar o concurso”. Quanto ao IC 31, que vai …

    Deputados do PS vão recomendar inclusão de IC 6,7 e 37 nas obras …
    noticias.sapo.pt/…/deputados-do-ps-vao-recomendar-inclusao-de-ic-6-7-e-37-nas-obr…
    10/02/2014 – O objetivo é recomendar ao Governo “a imediata inclusão destas infraestruturas” no grupo de obras a construir entre 2014 e 2020 e que irão receber cinco mil milhões de euros, afirmou aos jornalistas o deputado Paulo Campos, na sequência de reuniões de trabalho realizadas hoje entre autarcas e …

    PS defende conclusão do IC6 quando Governo anuncia investimentos …
    https://beira.pt › Notícias › Política
    26/03/2013 – «Que esta região esteja na linha da frente dos investimentos», disse à agência Lusa o deputado socialista Paulo Campos, antigo secretário de […] O PS defendeu ontem a conclusão do IC6, cuja construção foi interrompida há dois anos, em Tábua, após o Governo ter anunciado um investimento de 5 mil …

    Carregal Digital / O Concelho / Notícias / Construção da auto-estrada …
    http://www.cm-carregal.pt/…/construcao-da-auto-estrada-viseu-coimbra-avanca-no-inicio-d...
    Depois de ter estado, a semana passada, em Tábua, para presidir à assinatura do contrato de construção da Variante de Tábua e lançamento do concurso público do troço do IC6, entre Catraia dos Poços e Poço do Gato, Paulo Campos, referiu que a continuação do IC6 e a construção do IC7 e IC37 são para avançar …

    Paulo Campos

    A prossecução do IC6 deve ser retomada, preconizou Paulo Campos, recordando que o empreendimento está parado há mais de dois anos, no âmbito da aprovação do Orçamento do Estado para 2011, quando o PSD, então na oposição, exigiu a suspensão de determinadas obras públicas, incluindo aquele projeto.