Teve início numa “fogueirita” o incêndio que na manhã do dia 30 de Abril devastou o primeiro piso da casa que João Marques da Cruz se preparava para habitar já no final desta semana na localidade de Gramaços. O alerta foi dado pelos vizinhos cerca das 10h25, quando o novo inquilino se encontrava no exterior da casa sem que ainda não se tivesse apercebido das chamas.

Gramaços: novo inquilino acendeu fogueira e originou incêndio

Imagem vazia padrãoApesar de contíguas, as habitações vizinhas não foram afectadas pelas chamas, nem houve danos físicos a registar. O incêndio – que foi combatido por 27 bombeiros apoiados por seis viaturas da corporação da cidade – terá propagado da fogueira que João Cruz acendeu na lareira localizada no primeiro piso da casa para queimar alguns resíduos sobrantes do arranjo que fez ao tecto.

“Fiz a fogueirita pequena e desci logo para a loja para arrumar umas madeiras. Depois, vim cá para fora e estava aqui a falar com a vizinha quando veio um senhor a dizer que eu tinha a casa a arder”, contou angustiado João Marques da Cruz, referindo que estava a pensar mudar-se para lá – residia actualmente em Senhor das Almas –  já no final desta semana.

Ao diário online do CBS, o comandante dos BVOH confirmou a origem do incêndio e justificou a rápida propagação das chamas com o facto de se tratar de uma casa antiga, onde prevalecem materiais como a madeira e o tabique. Segundo Emídio Camacho, o primeiro piso foi o mais afectado pelas chamas, bem como o telhado que ficou completamente destruído.

“Se demorássemos mais tempo, o cenário seria pior”, sublinhou, notando que a recém criada Equipa de Intervenção Permanente foi a primeira a ser mobilizada para o local. O pânico instalou-se entre a vizinhança, a maioria idosa, que chegou a pensar que as chamas pudessem afectar as suas casas. “Foi uma aflição muito grande”, contou uma vizinha, referindo que o cheiro a queimado já se sentia desde o início da manhã.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …