Gripe A: Nove grávidas e uma criança foram vacinadas em Oliveira do Hospital

Nove grávidas em risco e uma criança asmática foram os beneficiários do primeiro frasco, composto por 10 doses, de vacinas contra a Gripe A.

A Administração do fármaco aconteceu no início da semana passada e o Centro de Saúde aguarda agora pela chegada mais doses da vacina, para poder dar cumprimento à vacinação do Grupo B, onde estão incluídos os profissionais de saúde concelhios.

“Até Dezembro vamos começar a chamar muita gente”, referiu a delegada de Saúde Pública, Guiomar Sarmento, informando já ter enviado uma carta ao novo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e responsáveis de lares a solicitar uma listagem com o nome dos profissionais indispensáveis para serem vacinados contra a Gripe A.

O que a responsável de saúde pública desconhece é se José Carlos Alexandrino se fará incluir no conjunto de nomes que irá facultar ao Centro de Saúde. “É uma decisão dele”, frisou.

Com 10 pessoas à espera da nova remessa de vacinas, Guiomar Sarmento não sabe quantificar o número de vacinas que vai ser canalizado para Oliveira do Hospital. Por este motivo, a responsável não sabe também precisar o número de pessoas que podem vir a beneficiar do fármaco.

“Temos que nos sujeitar ao que nos mandam”, sustentou, referindo que a sua vontade é que seja vacinado o maior número de pessoas, e lamenta que por vezes sejam as próprias a rejeitar a administração da vacina.

A este diário digital, Guiomar Sarmento traçou ainda um cenário animador em matéria de incidência da gripe A no concelho. Segundo adiantou, até ao momento “ainda não foi detectado nenhum caso” e “nas escolas está tudo tranquilo”.

LEIA TAMBÉM

Problemas nos pés podem aumentar durante a gravidez. Autor: Francisco Oliveira Freitas

Durante o período de gestação, o aumento do peso corporal pode alterar a forma como …

Da promessa à efetiva criação do Plano Nacional para as demências. Autor: José Carreira

A Alzheimer Portugal há muito que tem vindo a defender um Plano Nacional para que …