Há 25 anos, a Assembleia da República elevou Oliveira do Hospital a cidade

Faz hoje precisamente um quarto de século que a Assembleia da República aprovou a lei que elevou a vila de Oliveira do Hospital à categoria de cidade. O documento foi aprovado a 20 de Maio de 1993, foi promulgado a 9 de Junho e publicado a 2 de Julho, durante a presidência de Mário Soares e numa altura em que cargo de Primeiro-ministro era ocupado por Cavaco Silva.

Oliveira do Hospital foi a única localidade da região de Coimbra, naquele momento, a adquirir este estatuto, num conjunto de oito vilas promovidas a nível nacional. No pacote incluía-se também Esmoriz, Vale de Cambra, Paços de Ferreira, Marco de Canavezes, Amora, Seixal e Vendas Novas.

Paralelamente, o Parlamento decidiu igualmente atribuir o título de Vila às seguintes aldeias: Macieira de Cambra (Concelho de Vale de Cambra), Boidobra (Covilhã), Salir (Loulé), Aljubarrota (Alcobaça), Louriçal (Pombal), Rio de Mouro (Sintra), São Pedro de Rates (Póvoa de Varzim), Glória do Ribatejo (Salvaterrra de Magos), Corroios (Seixal), Sobreda (Almada), Charneca da Caparica (Almada), Cabanas de Viriato (Carregal do Sal), Vila Nova a Coelheira (Vila Nova de Paiva) e Ervedosa (São João da Pesqueira).

LEIA TAMBÉM

Oliveira do Hospital recebe final da etapa da Volta a Portugal de homenagem às populações afectadas pelos incêndios e Marcelo acompanha caravana

A 80.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta vai passar por alguns concelhos afectados …

FPF entregou casa reconstruída a família de Oliveira do Hospital

Uma família de Oliveira do Hospital recebeu hoje a casa onde vivia antes dos incêndios …