À Boleia Autor: André Duarte Feiteira

Há comportamentos que nos fazem querer outro caminho para o concelho. Autor: André Duarte Feiteira

Por vezes, há comportamentos e procedimentos com os quais nos identificamos menos, mas, também por vezes, há momentos em que não os toleramos, e, na última Assembleia Municipal, presenciei acontecimentos e comportamentos, que, de facto, me fazem querer outro caminho para o nosso concelho.

Em primeiro lugar, acho antidemocrático que o senhor Presidente da Assembleia Municipal (interino, como se diz no futebol) tenha afirmado que ia passar a “filtrar” as perguntas feitas ao executivo camarário. Já não bastava ao público que pretenda participar tenha que se inscrever com cinco dias de antecedência e enumerar as questões que vão colocar, agora, ainda estão sujeitas a análise…

Em segundo lugar, acho incompreensível como é que na proposta de incentivo à natalidade apresentada à assembleia pelo deputado Luís Lagos, que visava a redução do IMI consoante o número de filhos, se tenha errado por três vezes. Errou o senhor presidente da Assembleia Municipal ao retirar o direito ao deputado que apresentou a proposta de finalizar e refutar a proposta, errou o senhor presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital ao afirmar que a proposta não era bem fundamentada já que deveria conter os índices sociais das famílias, e, que eu tenha conhecimento, o valor patrimonial tributário que dá origem ao IMI já leva em consideração esse e outro tipo situações, e, já que se estava numa de errar, erraram a maioria dos deputados municipais ao chumbar esta proposta!

Em terceiro lugar, a cena protagonizada pelo deputado socialista André Pereira e pelo Presidente de Câmara que é de deixar Filipe La Féria com inveja. Quando o deputado interrogou o edil sobre o estado actual das bolsas de estudo, obteve por parte deste uma resposta com direito a folhas A4 que, a letra 26 do word, comparavam o que se gastava actualmente em bolsas e o que se gastava no executivo do anterior presidente Mário Alves. Foi pior a emenda que o soneto! Se a pergunta foi suspeita, a resposta foi esclarecedora, é que ser interrogado por um deputado e ter a “sorte” de ter um “cartaz” com a resposta a comparar dados de 2009 com 2015, é obra!! Mas, já agora, se queremos ser políticos e não demagogos, deixemo-nos de meias verdades e aprofundemos o assunto, quem criou o sistema de bolsas na câmara municipal? Talvez a resposta não interesse!.. Haja bom senso, ética e sentido de responsabilidade, afinal, nem a Assembleia Municipal é um teatro, como também não tenho visto por lá, o La Féria!…

Em quarto lugar, fiquei paralisado com o comentário de um deputado socialista a abordar os aumentos da água. Segundo este deputado, não é grave que se tenham verificado aumentos na água (aumentos estes que em alguns casos chegaram aos sessenta por cento) “porque em Seia a água continua a ser mais cara”. Eu quero lá saber se a água é mais cara ou não em Seia, com o mal dos outros posso eu bem (“Pimenta no cu dos outros para mim é refresco”)! Eu quero é saber quais os motivos que originaram estes aumentos bruscos e irracionais. Mas, se o facto de os munícipes de Seia pagarem a água mais cara que nós deixa o deputado socialista satisfeito, a mim, deixa-me triste. Deixa-me triste porque a nossa forma de administrar uma cidade não pode ser em função de comparações que dão jeito, que neste caso nem deu grande jeito, já que a água em Seia é ligeiramente mais cara que em Oliveira do Hospital, mas a dívida de Seia é superior à nossa em cerca de cinquenta milhões, é normal que tenham que pagar mais, aqui, com tamanha divida e com este pensamento camarário, já tinham privatizado os poços e os fontanários….!

Em quinto lugar, comecei a acreditar, depois de frequentar assiduamente as Assembleias Municipais, que é possível apanhar amnésia colectiva! De outra forma como poderia desculpar a insistente atribuição ao governo de todos os males que nos acontecem por parte deste executivo? Quando o Engenheiro José Sócrates levou o país à bancarrota e nos levou à assinatura do memorando com a troika, onde andavam vossas excelências? Viviam em Marte?

Para finalizar, é lamentável e decepcionante para os eleitores que, salvo raras excepções, pertençam a António Lopes, “presidente da Assembleia Municipal eleito pelo povo” (que tal como o Bruno de Carvalho, agora vê o jogo na “bancada”) a maioria das intervenções no sentido de saber o porquê de um aumento na água que mexe com a carteira de todos nós. Quanto a mim, esta deveria ser uma preocupação comum, mas, com maior grau de responsabilidade para aqueles que se elegeram sobre o slogan do “tudo pelas pessoas”!

Quanto ao resto, é já este fim de semana a Feira do Queijo e vem cá a TVI, e, como tal, vão tentar fazer o maior requeijão do mundo e premiar a maior abóbora! Sendo nós os “maiores” nestas áreas, há outras que caiem no esquecimento, mas isso, já eram outros assuntos…Enfim, prioridades!

À Boleia Autor: André Duarte FeiteiraAutor: André Duarte Feiteira

LEIA TAMBÉM

José Carlos Alexandrino acusa Governo de discriminação na ajuda pós-incêndios

O presidente da câmara de Oliveira do Hospital acusou o Governo de estar a discriminar …

Presidente da CM de Oliveira do Hospital indignado por FPF esquecer Coimbra e quer jogo de solidariedade da selecção naquela cidade

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, criticou a Federação Portuguesa …

  • JPCruz

    tem que se fazer uma revolução caro amigo. o botar abaixo esta ditadura de maioria e temos que ser nós os jovens a preparar a queda deste regime

    cumprimentos

  • Gabriela

    Muito muito bem, André.

  • Repmi

    Tudo gente séria e que sabe o que anda a fazer.

  • Rio Cobral

    Quem fala assim não é gago, bola para frente.

  • Ai que meninos

    Riscam e cortam como querem. Pelo caminho ainda tratam mal uns e chamam de ignorantes outros.
    Quanto mais tempo lá estão mais baixo caem.

  • Fumaça da boa

    Tens que te deixar de consumos que te provocam sensações de alegria e divagação para entrares em explicações baratas acerca de assuntos sobre os quais nada sabes, ou então pensa pela tua cabeçinha e deixa de publicar os textos que o teu dono te manda publicar.
    Tu e o teu dono aventam e inventam “notícias” conforme vos dá jeito para disfarçar e desviar as atenções da esmagação e do banho que levou o teu dono nesta AM, cuja léria é sempre a mesma, fruto da sua constante ressaibiação e da sua necessidade em querer sempre o centro das atenções.

    • Deixa assentar a fumaça

      Em que assembleia é que esteve? Não foi na de Oliveira do Hospital de certeza absoluta.
      Pelos vistos, o caro amigo, ainda anda alucinado com a lição que levaram. Acho que nunca vi o PS e o Alexandrino ficarem tão mal na fotografia, e se és quem eu penso, de nada vos serviu a ideia dos cartazes, que foi tua. Bem podes limpar o cu a ela.
      Ainda estou a ver o “Tulinha” a dizer: “Isto sim, Sr Presidente, isto é poupar, isto é que números, não é demagogia.”
      E agora??? O que dizem? Aprendam pelo menos a fazer contas…

  • António Lopes

    Tem pessoas que, por viverem sempre de cerviz baixa, têm tendência a julgar os outros por eles. Pese o facto de saberem, por experiência própria, que o dono deste jornal, em mais de 90% dos casos, sabe o que aqui se publica quando o sabem o comum dos leitores.Os outros dez por cento, sabe antes, por lhe perguntarem alguma coisa, por ser parte na notícia…Para as minhas “invenções” estou sempre disponível a provar o que digo.Ultimamente, apercebendo-me do expediente, baseio-me apenas e só, em documentos públicos. Se alguém inventa(e inventam muito), certamente não sou eu…Nessa assembleia onde fui muito “esmagado e banhado” fartei-me de ouvir capir pela saude.Afinal não gastaram um euro nela..! O mapa da execução anda aí…Se estão satisfeitos é continuar.Que nos vieram buscar, pelo menos duzentos mil euros ao bolso, também se provou -com os documentos da Câmara..! Recomendo-lhe um médico.Dê especial atenção aos ouvidos e aos olhos.Eu sei que o seu mal é de cabeça mas, para não desanimar já, vá pelos olhos e ouvidos..! Quanto à espinha, essa, acho que já ganhou calo..Não prevejo que a volte a levantar…

    • Guerra Junqueiro

      Sr António Lopes;

      Infelizmente temos para além do CBS a restante comunicação social oliveirense ao serviço do Sr Presidente da Câmara. Se acham que estão a prestar um bom serviço publico ou publicado, digo-lhes já que não. Digo-lhes que estão a cair num ridículo tão grande que não sei se não será o suicídio. O futuro o dirá.

      Cumprimentos
      Guerra Junqueiro

  • Jornalismo de Barriga

    Senhor A.Lopes: Não perca tempo com esta gente.Lemos os jornais locais e vemos o site da Boa Nova .Pelos vistos o Sr. não existe… Se eu não tivesse estado na Assembleia Municipal, pensaria que estavam a falar de outra. Quero dizer-lhe, com mágoa que me entristece tudo isto. O que me dá muito que pensar é como esta gente dos jornais conseguem viver e olhar de frente depois daquilo que não são capazes de escrever…O que eles fazem tem alguma coisa a ver com jornalismo? O Sr Barreto, o que aquele homem escreveu, o que foi discriminado, agora, aceita aquele triste papel..! Numa palavra, o que vejo é jornalismo de barriga. Explico: escrevem de acordo com quem lhes paga, escrevem pelas necessidades de comer. Costuma chamar-se a este tipo de jornalistas “escribas”. Naturalmente que o CBS, porque destoa, tem que ser atacado. O que lamento é o que vi e ouvi aos actuais presidentes e vice presidente da Câmara, incluindo em reuniões públicas, quando eram oposição e o que agora fazem e dizem. UMA VERGONHA..!

  • Hélder

    É preferível morrer de pé a viver de joelhos. Faz muito bem em emitir a sua opinião, André. O CBS faz jornalismo, os restantes são mordomos da Câmara Municipal. Não sei qual o prazer de apenas fazerem publicidade, na vida, não vale tudo. Quando acabar o colinho, ai quando acabar o colinho…

  • Nuno C

    Onde já se viu a comunicação social chegar toda ao molho (exceptuando o CBS) e acompanhada pelo executivo camarário?? Profissionalismo? Jornalismo? Ou uma cambada de hienas sem qualquer tipo de consciência? TENHAM VERGONHA. FOLHA DE COUVE, XUXA TV E NOVA CÂMARA, NÃO ESQUECEI, A HIPOCRISIA MAIS TARDE ACABA SEMPRE POR SE PAGAR!

  • Cagamilionaire

    Ola, eu sou o AL, sou o tipo mais ressaibiado que existe nesta parte do Mundo, so o penudo inginheiro me transcende e talvez um venenoso dos seguros, ou talvez um fininho que dá umas passas e fica muito contente. AL, descontrai, foste corrido por tua culpa, tu é que te puseste a jeito, o Lagitos, fino, qundo te viu à beira do precipicio, só te deu uma palmadinha nas costas, a rir-se de ti e para ti, como gosta de fazer, no playground, a brincar às políticas e aí vais tu, sei que tu sabes que eu sei que isso te enerva, pois pensas que és o maior, não te cabe um alfinete no cu, mas cheio de mania e gabarolas, aí vais tu para o Abismo, da tua ilusão tola, onde pensas que vales alguma coisa e que alguém te liga, mas não passas de um tolo que faz rir o people no café.

    • Guerra Junqueiro

      Vou dar-te uma informação:
      Dá-lhe um gozo do caraças pôr tantas dezenas de artistas a tremer. Mas sabes, os abanos são tantos e o terreno está tão escorregadio, que vêm todos para o chão. Segura-te enquanto podes.

      Cumprimentos
      Guerra Junqueiro